O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou, na última segunda-feira (28), a realização da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Entre as principais novidades está a aplicação das provas em dois dias, uma mudança em relação ao modelo anterior. O edital completo deve ser publicado em julho.
Dois dias de prova
A segunda edição do “Enem dos Concursos” será aplicada em dois dias, diferentemente do CNU 2024, quando os candidatos tiveram um dia para responder às questões.
O primeiro dia, previsto para 5 de outubro, será dedicado somente à aplicação das provas objetivas, para todos os inscritos.
Já no segundo dia de provas, previsto para 7 de dezembro, serão realizadas as provas discursivas.
Porém, somente os candidatos classificados na 1ª fase e convocados para a segunda fase do concurso poderão realizá-las.
A convocação para a segunda fase contemplará os candidatos aprovados em até nove vezes o número de vagas de cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas.
O edital com detalhes do CNU 2025
A banca organizadora responsável pela segunda edição do concurso ainda não foi definida, mas a escolha está prevista para ocorrer até meados de junho, conforme afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Na edição anterior, a banca escolhida foi a Cesgranrio.
Após a definição da organizadora, será feita a divulgação dos editais.
Na edição passada, cada bloco temático contou com um edital próprio, reunindo informações sobre prazos de inscrição, conteúdos exigidos nas provas, critérios de elegibilidade para os cargos e as regras do certame.
Segundo a ministra, a publicação dos editais também está prevista para o mês de junho.
Como será a prova
O MGI prevê a aplicação da prova em 228 cidades.
A prova objetiva será aplicada no dia 5 de outubro. A prova discursiva, destinada aos aprovados para a segunda fase, ocorrerá no dia 7 de dezembro.
Em cada cargo, as vagas são distribuídas da seguinte forma:
- 75% para ampla concorrência;
- 20% para pessoas negras;
- 5% para pessoas com deficiência.
Renda até R$ 12 mil: o que muda no programa Minha Casa, Minha Vida
Este conteúdo foi originalmente publicado em CNU: prova será feita em dois dias; edital sai em julho no site CNN Brasil.