A Polícia Civil do Distrito Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (30) 14 mandados de prisão e 16 mandados de busca contra integrantes de uma célula da facção PCC (Primeiro Comando da Capital) que tenta se instalar em Brasília.
A “Operação Concórdia” quer impedir a reestruturação da célula brasiliense e coibir a atuação de seus integrantes em crimes como homicídios, extorsões, roubos, tráfico de drogas e de armas praticados em diversas regiões administrativas do Distrito Federal.
As ações ocorrem em regiões do DF e em dois municípios de Goiás.
A operação da Divisão de Repressão a Crime Organizado é fruto de análise de provas apreendidas com integrantes do PCC, em outra operação que investigava o direto envolvimento de faccionados em crimes de extorsão e de tráfico de drogas na região administrativa de Brazlândia, a 38 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.
Os dados extraídos dos celulares revelaram que os investigados promoveram, financiaram e integraram uma organização criminosa estruturada e dividida em tarefas, com o objetivo de obter vantagens econômicas e imateriais por meio de diversas infrações penais, incluindo tráfico de drogas e extorsões, aponta a PCDF.
“Os relatórios da investigação apontam que a organização criminosa, apesar de ser única, se divide em várias “células”, cada uma com autonomia e estrutura própria, com a finalidade de impulsionar controle sobre a massa carcerária, monopólio da violência nos presídios e expansão de atividades criminosas dentro e fora das prisões”, diz a Polícia Civil.
Fazem parte da operação 70 policiais civis e apoio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e da Polícia Civil do Estado Goiás (PCGO).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação da Polícia Civil mira célula do PCC em Brasília no site CNN Brasil.