Uma professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi picada por um escorpião amarelo nesta terça-feira (29). O animal estava no Instituto de Artes da UFRGS, que fica na Rua Senhor dos Passos, Centro Histórico de Porto Alegre.
Segundo a Universidade, a docente foi encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro, onde foi medicada e a situação de saúde dela está sendo acompanhada.
As aulas no prédio e o expediente administrativo foram suspensos até que a Vigilância Sanitária verifique a segurança nas instalações.
A Reitoria da UFRGS diz que está em “estreita interlocução com a Direção do Instituto de Artes, a Reitoria manifesta que acolherá todas as providências indicadas pelo Instituto no enfrentamento do caso. As medidas de prevenção cabíveis serão tomadas, e o prédio só voltará a ser ocupado a partir de garantias de segurança a seus usuários”.
A reitoria ainda ressalta que o controle da presença do escorpião amarelo no edifício do Instituto “é realizado regularmente, a partir de desinsetização por empresa especializada. Após a inspeção da Vigilância Sanitária, a Administração Central cumprirá integralmente as recomendações para que novos eventos como esse não ocorram”.
De acordo com a Vigilância Ambiental, a região do centro da Capital Gaúcha é a que concentra o maior número de escorpiões na cidade. Em 2024, foram registradas 399 notificações de capturas e visualizações de escorpião amarelo. Do total, 348 ocorreram no Centro Histórico.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Professora da UFRGS é picada por escorpião e aulas são suspensas no site CNN Brasil.