O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, sinalizou ao governo brasileiro que quer se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. De acordo com o chefe da pasta econômica, a intenção é que o encontro seja realizado nos próximos dias.
O ministro da Fazenda disse que há “muitos assuntos” a serem tratados com Bessent, mas que a política comercial norte-americana pode ser abordada no encontro. De acordo com Haddad, a reunião pode acontecer virtualmente.
Em conversa com jornalistas, Haddad destacou que a negociação das tarifas que vêm sendo anunciadas, e que já afetam o Brasil, está sendo conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
“A parte comercial está sendo conduzida pelo MDIC. Mas temos muitos assuntos a tratar com o secretário do Tesouro, da agenda da Fazenda. Desde a posse do Trump, ainda não houve um primeiro contato. Recebi hoje o retorno que ele tem interesse em um diálogo nos próximos dias”, afirmou.
Em seguida, completou: “Podemos até falar [de tarifas], mas quem conduz a negociação de tarifas neste momento é o vice-presidente [Geraldo Alckmin]”.
Haddad viaja para a Califórnia no próximo sábado (3). Ele participará de uma conferência organizada pelo Milken Institute com investidores internacionais durante sua viagem aos Estados Unidos.
“Nós estamos estabelecendo relações com o secretário do Tesouro para uma reunião breve. Não está agendada ainda. O evento que eu vou é na Califórnia. Creio que será difícil nessa viagem fazer uma reunião presencial. Mas já recebi retorno do secretário de estado de que ele está disponível para um encontro. Recebi hoje”, disse Haddad a jornalistas.
Agenda nos EUA
Durante a viagem, Haddad participará de um jantar organizado pelo Milken Institute com investidores internacionais. Na ocasião, o foco do chefe da pasta econômica deve ser ter um panorama da economia norte-americana, sobretudo, diante das tarifas, conforme apurou a CNN.
Entre os compromissos previstos nos EUA, destacam-se reuniões bilaterais com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia. Também está marcada uma reunião bilateral com executivos da Amazon.
Haddad vai aproveitar a viagem para divulgar o plano nacional de data centers. O novo marco deve ser lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em maio. A medida prevê incentivos fiscais, segurança jurídica e regras específicas para o setor.
Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor
Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretário do Tesouro de Trump quer se reunir com Haddad no site CNN Brasil.