Pelo menos uma pessoa morreu e outras 21 ficaram feridas após uma explosão atingir uma área residencial na província de Shanxi, no norte da China, criando nuvens de fumaça e estilhaçando vidros em prédios próximos, informou a mídia estatal nesta quarta-feira (30).
A explosão ocorreu por volta das 13h17 (02h17, no horário de Brasília) na cidade de Taiyuan, em Shanxi, informou a emissora estatal CCTV, acrescentando que a causa está sendo investigada e que duas pessoas continuam desaparecidas.
Imagens que circulam na rede social chinesa Weibo, não verificadas pela Reuters, parecem mostrar vários veículos em chamas do lado de fora de um prédio, com fumaça densa saindo dos carros e de algumas janelas residenciais.
Ainda de acordo com a CCTV, um total de 210 bombeiros e 43 caminhões foram mobilizados para intervir no local.
A explosão ocorreu apenas um dia após um incêndio em um restaurante na província de Liaoning, no nordeste da China, matar 22 pessoas. O presidente Xi Jinping descreveu o caso como “uma lição profundamente séria”.
As autoridades de Liaoning disseram que a causa exata do incêndio ainda está sob investigação, mas descartaram uma explosão de gás ou incêndio criminoso.
Os recentes acontecimentos seguem uma série de acidentes semelhantes em toda a China nos últimos anos. No início do ano, um incêndio matou oito pessoas e feriu 15 em um mercado de vegetais na província de Hebei, no norte do país.
Já em abril, no mesmo local, 20 pessoas morreram em um incêndio que atingiu um apartamento para idosos em uma casa de repouso.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Grande explosão na China mata uma pessoa deixa mais de 20 feridas no site CNN Brasil.