Paraná participa de discussão em vigilância em saúde nas fronteiras

Paraná participa de discussão em vigilância em saúde nas fronteiras

Com objetivo de avançar na construção do Projeto de Monitoramento para Vigilância em Saúde na Fronteira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participa do evento “Saúde nas Fronteiras Brasil e Paraguai”. A iniciativa teve início nesta segunda-feira (28), em Ponta Porã (MS), e reúne autoridades brasileiras e paraguaias. 

O objetivo é promover maior integração entre os sistemas de saúde e aprimorar a capacidade de resposta a emergências sanitárias, como explica a diretora da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

O projeto, coordenado pela diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, propõe a criação de uma rede de monitoramento integrada, utilizando dados epidemiológicos, informações socioambientais, tecnologias de informação e inteligência de gestão para tornar atenção e a vigilância mais eficientes e proativas.

As áreas fronteiriças apresentam características específicas, como o intenso fluxo de pessoas, mercadorias e veículos, além das diferentes realidades socioeconômicas e sanitárias, o que exige ações coordenadas, especialmente na área da saúde. A união entre os estados brasileiros e o País vizinho é fundamental para proteger a população, como explica o diretor-geral da Sesa, César Neves.

A reunião marca um avanço importante na estruturação de ações integradas de monitoramento de riscos em saúde pública, com ênfase na coleta e análise de dados, integração de sistemas de informação, capacitação de profissionais e fortalecimento da resposta rápida às emergências.

Reportagem: Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.