Duas importantes lideranças religiosas da igreja católica na atualidade, o padre Júlio Lancellotti e o Frei Gilson, se encontraram em São Paulo, na última terça-feira (29). Na ocasião, o padre visitou o convento onde mora o frade.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o Frei afirmou ser “uma alegria” receber a visita de Júlio. “Estou recebendo hoje uma presença aqui na minha comunidade, Padre Júlio Lancellotti. Marcamos um encontro, não é, Padre? Almoçamos juntos, e estamos agora… Ele tá conhecendo um pouquinho do nosso bairro. É uma alegria recebê-lo aqui, Padre”, disse.
Ver essa foto no Instagram
O vídeo foi gravado por Gilson, segundo ele, a pedido do padre Júlio. “Nós estamos unidos, e unidos no seguimento de Jesus”, afirmou Lancellotti. “Nós não somos fotocópias um do outro, mas somos irmãos”, completou.
Ao publicar a gravação em sua conta, Lancellotti exaltou a importância do diálogo. “Vivenciar a fé de maneira radical não excluir ninguém e sim dialogar e ser fraterno sempre”, escreveu o padre. “Ninguém é fotocópia de ninguém mas todos e todas somos imagem e semelhança de Deus. Todos e todas chamados a sermos servidores dos pobres”, finalizou. Em outra publicação, Lancellotti afirmou que “aquilo que nos une é muito maior do que qualquer coisa que possa nos desunir”.
Em sua conta, Frei Gilson publicou uma foto e falou sobre a alegria da visita. “Foi um momento muito especial: almoçamos juntos, conversamos, rezamos e pudemos conhecer melhor o trabalho um do outro. Foi uma grande alegria receber este meu irmão no sacerdócio”, publicou o frade.
Ver essa foto no Instagram
Quem é o Frei Gilson?
Natural de São Paulo, Gilson da Silva Pupo Azevedo, de 38 anos, foi ordenado sacerdote por Dom Fernando Figueiredo em dezembro de 2013. É membro da congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santos. Ficou conhecido ao reunir fiéis em transmissões ao vivo durante a madrugada para rezar ao longo da Quaresma, período de penitência e reflexão que antecede a Páscoa.
O frade também se envolveu em polêmicas ao ter declarações resgatadas por internautas. Em uma delas, por exemplo, Gilson afirma que mulheres foram criadas para “curar a solidão do homem”.
Ele também pediu que “os erros da Rússia” não assolassem o Brasil, em referência ao comunismo. Com as polêmicas, Frei Gilson ganhou apoio de nomes do campo político conservador como do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
O nome de Gilson apareceu em um relatório da Polícia Federal que investigou uma possível tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Bolsonaro e aliados. Apesar de citado, Gilson não foi indiciado pela PF e nem denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Quem é Julio Lancellotti?
Conhecido pela sua defesa das pessoas em situação de rua, o padre Júlio Lancellotti é pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, na zona leste de São Paulo. O trabalho realizado pelo padre o aproximou de lideranças progressistas.
Em 2024, o vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP) tentou reunir assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de São Paulo, para investigar Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam no centro da capital paulista. Entre os que seriam investigados, estava o padre Júlio Lancellotti.
De acordo com o vereador, as ONGS “compõem a máfia que explora a miséria no centro de São Paulo”. Sobre Júlio, o parlamentar disse que “ele capitaneia tudo isso”. Em junho de 2024, a Polícia Civil informou que instaurou inquérito para investigar o vereador por denunciação caluniosa ao tentar instalar a CPI.
À CNN, o padre afirmou que a “atividade da Pastoral de Rua é uma ação pastoral da Arquidiocese de São Paulo, que por sua vez, não se encontra vinculada de nenhuma forma às atividades que constituem o objetivo do requerimento aprovado para criação da CPI em questão”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Padre Júlio Lancellotti visita Frei Gilson: “Estamos unidos” no site CNN Brasil.