Acordo de minerais: Parlamento da Ucrânia deve votar aprovação em 8 de maio

O Parlamento da Ucrânia votará em 8 de maio a ratificação do acordo de minerais assinado com os Estados Unidos, disse um parlamentar nesta sexta-feira (2). Dois outros documentos referentes ao acordo não precisarão ser ratificados.

O entendimento foi firmado na quarta-feira (30). Ele dará aos Estados Unidos acesso preferencial a novos investimentos na extração de recursos naturais da Ucrânia e financiará investimentos na reconstrução do país.

O acordo, fortemente promovido pelo presidente Donald Trump, é fundamental para os esforços ucranianos para reatar laços com os EUA, país que é o principal apoiador militar na guerra contra a Rússia.

As relações entre as duas nações se deterioraram após a posse de Trump em janeiro.

O parlamentar Yaroslav Zheleznyak publicou a data da próxima votação de ratificação no aplicativo de mensagens Telegram.

Ele também afirmou que o primeiro-ministro Denys Shmyhal disse ao Parlamento nesta sexta que dois dos documentos relacionados ao acordo abrangiam sua implementação e não precisariam ser ratificados pelos parlamentares.

O gabinete ucraniano registrou um projeto de lei para ratificar o acordo na noite de quinta-feira (1°), de acordo com o banco de dados parlamentar.

A vice-primeira-ministra Yulia Svyrydenko já havia dito que o governo pretendia aprová-lo no Parlamento nas próximas semanas.

“Queremos ratificá-lo o mais rápido possível. Portanto, planejamos fazê-lo nas próximas semanas”, pontuou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acordo de minerais: Parlamento da Ucrânia deve votar aprovação em 8 de maio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.