Fake news sobre morte de César Tralli engana usuários nas redes sociais

Boatos.org

Boato – César Tralli teria morrido e que o fato teria sido anunciado ao vivo na TV.

Análise

Jornalistas famosos costumam ser alvo constante de boatos sobre mortes ou declarações impactantes em redes sociais. Muitos desses boatos são fabricados com títulos sensacionalistas que confundem o leitor e o induzem ao clique, mesmo quando o conteúdo nada tem a ver com a manchete.

Nas redes sociais de vídeos, começaram a circular títulos como “César Tralli morreu”, “Triste notícia no JH” ou “substituta entra ao vivo”. Esses conteúdos apelativos sugerem que o jornalista da Globo teria falecido ou sido afastado. Leia algumas versões de mensagens que acompanhavam as imagens:

Versão 1: Substituta de César Tralli no JH movimenta o Brasil com triste notícia: ‘morreu hoje’…veja + Versão 2: ‘ELE MORREU’: César Tralli Entra Ao Vivo E Dá Notícia Mais Triste D… Ver mais Versão 3: Luto e tristeza. Morreu apresentador de TV. Infelizmente, agora, nós acabamos de receber a informação triste da perda de um grande apresentador de TV, e, infelizmente, ele acabou sendo achado, ele acabou sendo encontrado sem vida. Pessoal, nós vamos trazer, primeiramente, a notícia que chega sobre César Tráli.

Checagem

Como de costume, mensagens enganosas sobre a suposta morte de personalidades ganham espaço em momentos de repercussão midiática. No caso de César Tralli, a dúvida se concentra em três pontos principais: 1) César Tralli morreu hoje? 2) Como está César Tralli hoje? 3) Há outros fakes similares circulando?

César Tralli morreu hoje?

Não. César Tralli está vivo e continua com suas atividades profissionais normalmente. Não há qualquer notícia oficial, nota pública da Rede Globo ou comunicado de familiares sobre qualquer problema de saúde ou falecimento. Os títulos que circulam nas redes sociais e vídeos do YouTube são enganosos e apenas utilizam frases vagas e sensacionalistas para atrair visualizações.

Como está César Tralli hoje?

Tralli segue ativo como apresentador do Jornal Hoje e em outras ações da TV Globo. Recentemente, ele participou de conteúdos comemorativos dos 60 anos da emissora, mostrando-se em plena atividade e saúde. Ele também interage com o público em suas redes sociais, onde publica conteúdos de bastidores, mensagens e registros diários de sua rotina. Não há substituição definitiva nem anúncio oficial de afastamento.

Há outros fakes similares?

Sim. Há um padrão recorrente de fake news com celebridades, principalmente jornalistas e apresentadores conhecidos. Em abril de 2025, outros casos semelhantes envolveram Roberto Carlos e Ana Maria Braga, que também foram falsamente declarados mortos por vídeos caça-cliques. O objetivo desses conteúdos é gerar audiência e monetização em plataformas como YouTube, sem compromisso com a veracidade.

Conclusão

É falso que César Tralli tenha morrido. O jornalista segue em plena atividade, e os conteúdos que sugerem sua morte são enganosos, criados apenas para atrair cliques. Trata-se de mais um caso de fake news envolvendo figuras públicas, com estratégias já conhecidas de manipulação do título e omissão de fatos no conteúdo real.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

The post Fake news sobre morte de César Tralli engana usuários nas redes sociais appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.