O atacante Miguelito, do América-MG, segue preso no Paraná após a prática de injúria racial durante uma partida válida pela sexta rodada a Série B do Brasileirão.
Miguelito foi preso em flagrante após, segundo a Polícia Civil do Paraná, ter proferido a expressão “preto do c******” contra o meia Allano, do Operário.
Conheça Miguelito
Nascido em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, Miguelito chegou ao clube mineiro em março deste ano, emprestado pelo Santos até o final da temporada 2025. Pelo Coelho, ele soma até aqui 6 jogos e 1 gol.
Foi na base do clube santista que o meia-atacante de 21 anos iniciou a carreira, em 2018, após um intercâmbio com o projeto chamado Bolívia 2022.
Em abril de 2022, quando completou 18 anos, Miguelito assinou seu primeiro contrato com o Santos. Em outubro do mesmo ano, estreou no time principal, na goleada por 4 a 1 sobre o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro.
Em 2023, Miguelito passou por um período difícil em sua vida após a morte de sua mãe e oscilou entre a base e o profissional. Já em 2024, ele foi um dos destaques do Santos na Copa São Paulo, com 4 assistências e 4 gols em 6 partidas.
Miguelito teve poucas oportunidades na disputa da Série B com o técnico Fábio Carille. No início deste ano, disputou quatro jogos pelo Paulistão, antes de ser emprestado ao América-MG.
Destaque da seleção boliviana
Apesar da pouca idade, Miguelito é um dos destaques da Bolívia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Ele é o vice-artilheiro da competição sul-americana com 5 gols, ao lado do brasileiro Raphinha, do equatoriano Enner Valencia e do uruguaio Darwin Nuñez.
O meia-atacante esteve com o seu país na Copa América de 2024, disputada nos Estados Unidos, e marcou um gol nos 3 jogos da equipe na fase de grupos.
A Bolívia, de Miguelito, ocupa a oitava posição das Eliminatórias. Com 14 pontos na tabela, ela está um ponto atrás da Venezuela, que ocupa a sétima posição e disputaria a repescagem para o Mundial.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é Miguelito, jogador do América-MG preso por injúria racial no site CNN Brasil.