Rios do Amazonas seguem em cheia e mais cidades entram em alerta

O Governo do Amazonas divulgou, neste domingo (4), um boletim com atualizações da cheia no estado, onde mostra que até o momento 36 mil famílias, totalizando aproximadamente 144 mil pessoas, já foram impactadas diretamente. Nesta segunda-feira (5), o nível do Rio Negro, que pode alagar ruas de Manaus, está em 27,90 metros.

A cota máxima do rio, registrada em 2021, é de 30,02. Ainda segundo o boletim, dos 62 municípios amazonenses, 13 estão em emergência, 31 em alerta e 18 em atenção. As nove calhas de rios do Amazonas estão em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho.


Cidades afetadas pelas cheias dos rios no Amazonas • Reprodução/Governo do AM

Operação Cheia

A Operação Cheia 2025, do Governo do Amazonas, começou dia 16 de abril, e tem enviado ajuda para a calha do rio Madeira, especificamente, para os municípios de Humaitá, Manicoré e Apuí, as primeiras cidades a decretarem emergência.

Já foram encaminhadas 160 toneladas de cestas básicas, contendo alimentos de primeira necessidade para garantir a segurança alimentar das famílias atingidas, além de 600 caixas d’água com capacidade para armazenamento em residências sem acesso ao abastecimento regular. No pacote emergencial de ajuda humanitária estão inclusos 33 mil copos de água potável e seis purificadores de água, com capacidade para tratar e distribuir água limpa em comunidades isoladas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rios do Amazonas seguem em cheia e mais cidades entram em alerta no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.