O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, reforçou nesta segunda-feira (5), que as portas do banco estão abertas para todos os estados da federação, independentemente dos partidos e preferências políticas dos governadores.
As declarações foram feitas durante fala de Mercadante no evento de inauguração da estação de trem Ambuitá, na cidade de Itapevi (SP), que também contou com a participação do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos).
A obra faz parte do projeto de expansão e modernização das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que conta com apoio de R$ 3,4 bilhões do BNDES, em financiamento e debêntures.
“Se ficar quatro anos com briga entre governo federal e estadual, nós não vamos sair do lugar”, reforçou Mercadante.
Ao comentar sobre sua presença ao lado de Tarcísio no evento, o presidente do BNDES frisou que era importante recuperar “o valor da relação republicana” no país.
Em relação a novos projetos em São Paulo, Mercadante destacou que o BNDES já está financiando, com R$ 6,7 bilhões, o projeto do Trem Intercidades (TIC), que vai ligar a capital paulista à cidade de Campinas.
“Foi o BNDES que viabilizou o leilão e estimulou a entrada de outros parceiros”, garantiu. Ele também pontuou que já há interesse, por parte do BNDES, em colaborar com o TIC no trecho entre São Paulo e Sorocaba.
“Se Tarcisio quiser, o BNDES está pronto para auxiliar nos projetos dos TICs”, afirmou Mercadante, ressaltando ser uma promessa do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, trabalhar em conjunto com todos os governadores, inclusive em São Paulo.
Brasil tem nova companhia aérea após autorização da Anac; conheça
Este conteúdo foi originalmente publicado em Portas do BNDES estão abertas aos estados, diz Mercadante no site CNN Brasil.