
A expectativa é que, com o avanço das operações, os números de crimes continuem em queda nos próximos meses. Polícias Civil e Militar reforçam ações para combater crimes violentos letais na região
A repressão ao tráfico de drogas tem se mostrado uma das principais estratégias no combate à criminalidade na região oeste do Pará. Desde a reativação da Base Fluvial Candiru, na frente de Óbidos, e o fortalecimento da atuação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, os resultados já são visíveis: toneladas de drogas foram retiradas de circulação, facções desarticuladas e os índices de crimes como furtos, roubos e homicídios apresentam queda.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo o Tenente-Coronel Joselde Barbosa, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, apenas nos primeiros meses de 2025, quase quatro toneladas de entorpecentes foram apreendidas na região. Além disso, o Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1) foi destaque em todo o estado com o maior número de prisões, apreensão de armas de fogo e de drogas no mês de abril.
“A comparação com o mesmo período do ano passado mostra uma redução significativa, principalmente nos roubos, que caíram 18% em abril. Essa diminuição está diretamente ligada ao combate ao tráfico, que alimenta outros tipos de crime”, afirmou o comandante.
A Polícia Civil também tem reforçado sua atuação, principalmente no trabalho de investigação e inteligência. O delegado Kleidson Castro, diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil do Baixo Amazonas, destacou a importância do trabalho integrado. “Santarém tem apresentado, nos últimos cinco anos, uma linha decrescente nos índices de criminalidade. Os homicídios e latrocínios, principais vetores para análise da violência urbana, vêm diminuindo ano após ano”, disse.
16ª Seccional Urbana de Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
Apesar da ocorrência de dois homicídios no último fim de semana, a polícia acredita que os crimes tenham relação com disputas entre facções criminosas instaladas na cidade. As investigações continuam, e o policiamento foi reforçado nas áreas consideradas mais sensíveis.
A Base Candiru tem papel importante nesse processo. Localizada estrategicamente na frente de Óbidos, ela funciona como ponto de fiscalização de embarcações que circulam entre o Amazonas, Santarém e Belém. Muitas das apreensões ocorrem em lanchas de pequeno porte, conhecidas como voadeiras, que tentam passar desapercebidas pelo monitoramento. Já foram interceptadas embarcações com centenas de quilos de droga escondidos entre cargas de gado ou em compartimentos ocultos.
As ações também se estendem aos bairros de Santarém, com foco na desarticulação de pequenos pontos de venda de drogas, as chamadas “bocas de fumo”. Com a continuidade dessas estratégias, a expectativa das autoridades é de manter a redução nos índices criminais e ampliar a repressão ao tráfico de drogas em toda a região.
Ísis em operações da PM na Base Candiru, em Óbidos
Divulgação
Polícia Militar em Santarém
Polícia Militar/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região