Bad Bunny: fenômeno global há anos, artista ganha espaço no Brasil

Bad Bunny faz sucesso em diversos países desde o lançamento de seu primeiro álbum, “X100PRE”, em 2018. Acostumado a aparecer no topo das paradas musicais ao redor do mundo, o Brasil agora vai receber um megashow do porto-riquenho em fevereiro do ano que vem, em São Paulo.

O álbum “DeBÍ TiRAR MáS FOToS”, que dá nome à turnê, lançado em janeiro deste ano, emplacou diversas músicas em rankings globais na semana de lançamento. O single “DTMF” viralizou nas redes sociais e conseguiu um espaço em solo brasileiro ao alcançar a 56ª posição na parada musical da Billboard Brasil – sendo a primeira música totalmente em espanhol e sem colaborações a entrar no ranking.

Este feito inédito para um artista latino levanta questões sobre a receptividade do público brasileiro à música latina e as barreiras que existiam até então.

Por anos, especulou-se que o idioma espanhol seria um obstáculo para o sucesso de artistas latinos no Brasil. No entanto, Felipe Maia, jornalista e pesquisador de música no contexto social e cultural, discorda.

“Essa tese é tão furada, tão história de boteco. Nunca se falou de barreira linguística para música em inglês. Olha a distância que o inglês tem para o português”, disse à CNN, destacando também o sucesso do K-pop no Brasil como mais um exemplo de que a barreira linguística não é um fator determinante.

Além disso, exemplos de artistas com grande repercussão no Brasil não faltam. A própria Shakira, que iniciou sua nova turnê no país, é a maior representação disso.

O papel das redes sociais

O sucesso de Bad Bunny no Brasil pode ser atribuído, em grande parte, à viralização de “DTMF” nas redes sociais. A música ganhou uma trend própria no TikTok que alcançou diversos países, incluindo o nosso. Nela, usuários compartilham fotos e momentos com pessoas que já se foram com o contexto de que deveriam ter aproveito mais ao lado delas.

Esse é um indício de que Bad Bunny não é desconhecido por aqui. Felipe Maia aponta que o problema está na questão “empresa – artista”. É preciso vender ingressos, merchans e lotar estádios. Mas isso não quer dizer que não exista demanda: “Dá para fazer dois ou três shows por aqui se escolher a casa de show certa”, defende o jornalista.

O cantor confirmou que virá ao Brasil pela primeira vez e fará um show no estádio Allianz Parque, localizado na zona oeste de São Paulo, no dia 20 de fevereiro de 2026. A informação foi dada pela Live Nation, produtora que cuidará da “Debí Tirar Más Fotos Tour”.

Um dia antes, as redes sociais do estádio do Palmeiras compartilharam uma foto de duas cadeiras de plásticos na calçada do Allianz, que lembrava muito a capa do último álbum de Bunny. Não demorou muito para que os fãs do artista ficassem eufóricos com a possibilidade do porto-riquenho fazer um show por aqui.

As entradas começam a ser vendidas na quarta-feira (7) pelo site da oficial da Ticketmaster. Somente os clientes Santander Select e Private terão acesso no primeiro momento. O restante dos clientes Santander poderá garantir seus ingressos na quinta-feira (8), um dia antes da abertura da venda geral, que começa na sexta-feira (9).


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Bad Bunny não faz sucesso no Brasil? 👀

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