Boatos.org
Boato – Vídeos afirmam que a rainha Camilla Parker Bowles foi condenada e perdeu a cabeça após ser responsabilizada pela morte da princesa Diana.
Análise
Desde a trágica morte da princesa Diana, em 1997, não faltaram especulações e teorias conspiratórias sobre o que de fato teria acontecido. Ao longo dos anos, algumas dessas teorias voltaram à tona, inclusive com o uso de vídeos sensacionalistas que buscam revisitar o caso com novas — e falsas — versões.
Entre os principais alvos desses boatos está Camilla Parker Bowles, atual rainha consorte do Reino Unido e esposa do rei Charles III. Vídeos recentes que circulam nas redes sociais em diversos idiomas afirmam que Camilla foi julgada e condenada pelo assassinato de Diana. A narrativa exagerada diz que ela “perdeu a cabeça”, foi alvo de um “veredito chocante” e que “a fachada calma da monarca se despedaçou”. Veja abaixo o conteúdo que tem viralizado:
Versão 1: ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Camilla é condenada por assassinato. Adeus para sempre!? ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Camilla é condenada por assassinato. Adeus para sempre!? Ela passou de amante malvista da realeza a uma figura central na definição do futuro da monarquia. Camilla Parker Bowles percorreu um longo caminho aos olhos do povo britânico — e do mundo. Trata-se de um dos episódios mais polêmicos envolvendo a Princesa Diana, uma história que sua família tentou, sem sucesso, impedir que viesse à tona. E logo você vai entender o porquê. A Rainha Consorte Camilla sempre esteve envolvida em manchetes pelos motivos menos nobres.
Versão 2: Camilla PERDE A CABEÇA APÓS SER CONDENADA PELO ASSASSINATO DA PRINCESA DIANA Camilla PERDE A CABEÇA APÓS SER CONDENADA PELO ASSASSINATO DA PRINCESA DIANA Onde Diana expressou preocupações sobre a relação entre Charles e Camilla, uma reviravolta surpreendente coloca a rainha Camilla no centro de uma tempestade jurídica sem precedentes. Ela foi condenada pelo assassinato de Princesa Diana. O tribunal ficou em choque com o veredito, enquanto a poderosa monarca perde o controle, e sua fachada calma se despedaça diante de todos.
Checagem
Muita gente pode ter ficado impressionada, mas tudo não passa de mais um fake sobre a família real do Reino Unido. O vídeo que circula levanta três perguntas principais: 1) A rainha Camilla Parker Bowles foi condenada pela morte de Diana? 2) Houve julgamento envolvendo a rainha Camilla Parker Bowles sobre esse caso? 3) Há outros exemplos de fake news similares sobre a família real britânica?
A rainha Camilla Parker Bowles foi condenada pela morte de Diana?
Não, Camilla Parker Bowles jamais foi condenada por qualquer envolvimento na morte da princesa Diana. A afirmação é completamente falsa e baseada em teorias conspiratórias infundadas.
O relatório oficial do inquérito britânico apontou que o acidente foi causado por negligência do motorista Henri Paul, que estava sob influência de álcool e dirigia em alta velocidade. Não há qualquer prova, documento ou processo judicial que aponte a rainha consorte como responsável.
Houve julgamento envolvendo a rainha Camilla Parker Bowles sobre esse caso?
Também é falso. Camilla nunca foi ré, testemunha ou mesmo citada formalmente em qualquer julgamento sobre a morte da princesa Diana. O caso foi amplamente investigado no Reino Unido e na França, com inquéritos oficiais que descartaram a hipótese de conspiração. Nenhuma autoridade, seja policial ou judicial, jamais indicou Camilla como envolvida direta ou indiretamente no acidente de 1997.
Há outros exemplos de fake news similares sobre a família real britânica?
Sim, conteúdos falsos sobre membros da realeza são comuns, principalmente após a ascensão do rei Charles III. Já desmentimos, por exemplo, boatos de que um exame de DNA teria revelado que Charles não é pai de William e Harry e de que o rei abdicaria do trono em abril de 2025.
Outro conteúdo viral dizia que o príncipe Harry não seria filho biológico de Charles. Assim como o caso atual, essas publicações não apresentam qualquer base factual ou documental e muitas vezes são geradas por inteligência artificial para obter visualizações em redes sociais.
Conclusão
O conteúdo que afirma que a rainha Camilla Parker Bowles foi condenada pelo assassinato de Lady Diana é falso. Não houve qualquer julgamento envolvendo Camilla, tampouco condenação. A investigação oficial concluiu que o acidente foi causado pelo motorista Henri Paul. O vídeo analisado é mais uma peça de desinformação baseada em teorias conspiratórias, com sinais claros de geração por inteligência artificial.
Fake news
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)
The post É falso que a rainha Camilla Parker Bowles tenha sido condenada pelo assassinato de Lady Diana appeared first on Boatos.org.