Haddad apresenta proposta para atração de data centers nos EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se nesta terça-feira (6) com CEOs e altos executivos de empresas globais de tecnologia e infraestrutura digital em Palo Alto, Califórnia.

O evento reuniu mais de 40 representantes do setor para discutir oportunidades de cooperação entre Brasil e Estados Unidos nas áreas de data centers, inteligência artificial e transformação digital.

O ministro, que está em agenda oficial durante a semana pelos EUA, apresentou a nova Política Nacional de Data Centers, que faz parta das 25 metas da equipe econômica até o fim do governo em 2025.

Batizado de Redata, o programa prevê isenções de IPI, PIS/Cofins e imposto de importação sobre equipamentos por cinco anos. Segundo estimativas da Fazenda, o marco pode impulsionar até R$ 2 trilhões em investimentos pela próxima década.

No encontro, promovido pelo Ministerio da Fazenda e Amcham Brasil, Haddad destacou que a reforma tributária e a digitalização do sistema fiscal são pilares para tornar o país mais atrativo a investimentos.

“Estamos construindo uma política pública robusta, com base em diálogo com o setor privado, para garantir previsibilidade, eficiência energética e segurança jurídica aos investidores”, afirmou.

O ministro reforçou ainda o papel da matriz energética limpa do país e o alinhamento da nova política com os compromissos da transição verde.

O diretor de Políticas Públicas da Amcham, Fabrizio Panzini, apontou que o Brasil já se destaca como destino relevante de investimentos em tecnologia.

“Tecnologia e infraestrutura digital são uma agenda ganha-ganha para Brasil e EUA. Nosso papel é contribuir para que o ambiente regulatório acompanhe essa ambição”, disse na ocasião.

Entre as empresas presentes estavam AWS Brasil, Google, Microsoft, Meta, Nvidia, Equinix, Scala Data Center, Digital Bridge, Schneider Electric e Vertiv, além de representantes de fundos de investimento e entidades do setor como ABDC e Brasscom.

Especialistas: Brasil pode liderar transição para mercado de baixo carbono

Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad apresenta proposta para atração de data centers nos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.