O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou um tom conciliador ao comentar nesta terça-feira (6), a relação do país com Canadá e México, afirmando que não vê “nenhuma tensão” com as duas nações.
Apesar da declaração, Trump voltou a afirmar que os países vizinhos devem “pagar mais dinheiro” aos EUA, por meio das tarifas impostas por ele.
Durante evento na Casa Branca sobre a Copa do Mundo da Fifa do próximo ano, que será sediada nos EUA, Canadá e México, Trump também relatou ter tido um encontro produtivo com o novo primeiro-ministro canadense, Mark Carney.
“Tive um ótimo encontro com Carney hoje. Gosto dele. Nossa relação será muito forte”, acrescentou.
Ao ser questionado sobre o hábito de se referir ao premiê anterior do país, Justin Trudeau, como “governador”, Trump respondeu: “talvez eu não o chame”, em referência a Carney.
Trump também elogiou a presidente do México, Claudia Sheinbaum: “Tenho ótima relação com a Sheinbaum também.” Segundo ele, “estamos conversando com vários países agora sobre acordos comerciais” e, sob sua liderança, os EUA recuperaram vantagens, em sua visão.
“Estavam se aproveitando de nós e agora não estão mais. Estamos em ótima forma.”
Em relação à Rússia, Trump sinalizou que não é “um bom momento” para o retorno do país ao G7.
Por sua vez, ao ser questionado sobre uma possível futura ocupação total de Israel em Gaza, caso o Hamas não aceite termos de um cessar-fogo, o republicano desconversou: “Estamos falando da Copa do Mundo agora.”
Brasil tem nova companhia aérea após autorização da Anac; conheça
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump elogia líderes do Canadá e México e minimiza tensões com vizinhos no site CNN Brasil.