
O emplacamento de veículos no Brasil registrou alta de 5,7% nos primeiros quatro meses do ano, totalizando cerca de 1,5 milhão de unidades. Na comparação entre março e abril, a alta chegou a 8,3%, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com 410 mil unidades emplacadas em abril, frente a 379 mil em março.
Conforme a série histórica, esse foi o melhor mês desde 2014. O diretor-geral da federação e presidente do Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos), Marcos Ramos, explica que o resultado tem relação com a demanda aquecida por motocicletas e ônibus.
De janeiro a abril, os brasileiros compraram pouco mais de 760 mil veículos novos, incluindo automóveis e comerciais leves. Em relação às motocicletas e aos ônibus, foram 656 mil e nove mil emplacamentos, respectivamente.
Segundo o relatório, o cenário para carros elétricos e híbridos continua favorável, já que foi registrado um aumento de 37% no período. Para potencializar esse desempenho positivo, Marcos detalha que medidas estão sendo estudadas.
Neste relatório, a Fenabrave mantém as projeções para o ano de 2025, com expectativa de crescimento de 5% nas vendas de veículos, totalizando 2,77 milhões de unidades comercializadas.
Reportagem: Mirian Villa