Joel Singer detalha uso das mesas Lawo mc² na produção sonora do SNL50: The Homecoming Concert

O SNL50: The Homecoming Concert celebrou cinco décadas do lendário programa Saturday Night Live com uma produção grandiosa realizada no Radio City Music Hall, em Nova York. O evento contou com apresentações de artistas como Backstreet Boys, Bad Bunny, Bonnie Raitt, Brandi Carlile, Chris Martin, Cher, David Byrne, Dave Grohl, DEVO, Eddie Vedder, Jack White, Jelly Roll, Lady Gaga, Miley Cyrus, Preservation Hall Jazz Band, Post Malone, The B-52s, The Roots, Snoop Dogg, entre outros. Com tamanha complexidade técnica e número elevado de performances, a qualidade sonora era prioridade — tarefa que ficou a cargo da Music Mix Mobile (M3), especialista em eventos ao vivo de grande porte.

Responsável pela sonorização do evento, Joel Singer, cofundador da M3, explicou que a produção exigiu um sistema capaz de lidar com centenas de fontes de áudio simultaneamente. “Foi uma produção de escala enorme, tanto pelo número de artistas quanto pelos desafios técnicos. As mesas Lawo foram fundamentais para que tudo funcionasse como planejado”, afirmou.

A M3 utilizou duas de suas unidades móveis — os caminhões Phoenix e Eclipse —, cada um equipado com uma mesa Lawo mc²56. No total, os sistemas gerenciaram 448 pré-amplificadores de microfone, sendo 224 por console. “Toda a operação foi feita via fibra óptica, sem o uso de cabos de cobre. Isso garantiu a melhor qualidade sonora e eliminou problemas de aterramento”, explicou Singer.

A estrutura de áudio envolveu uma rede sofisticada com distribuição de sinais eficiente. A empresa Firehouse Productions, responsável pela comunicação e infraestrutura, forneceu divisores adicionais que permitiram a integração de todos os sinais ao ecossistema Lawo. “Queríamos acesso completo a todos os sinais musicais o tempo todo. Os divisores nos permitiram processar tudo pelas mesas Lawo, garantindo flexibilidade total e evitando imprevistos, especialmente nos ensaios mais desafiadores”, destacou.

A divisão do trabalho de mixagem foi feita entre dois engenheiros experientes. Lawrence Manchester, responsável pelo áudio do The Tonight Show com Jimmy Fallon, trabalhou a partir do caminhão Phoenix e cuidou das performances de The Roots, Miley Cyrus, Brittany Howard, Lady Gaga, Eddie Vedder, Jelly Roll, Brandi Carlile, Snoop Dogg, David Byrne, Robyn, Cher, The B-52s, Andy Samberg, Lonely Island e Backstreet Boys. Já Eric Schilling, vencedor de oito prêmios Grammy e um dos mixers do Grammy 2025, operou no Eclipse e ficou responsável por artistas como Lauryn Hill, Bad Bunny, DEVO, Mumford and Sons, David Byrne com Arcade Fire, St. Vincent, Preservation Hall Jazz Band, Post-Nirvana e Jack White.

Eric Schilling no caminhão Eclipse

Alguns quadros de comédia, que envolviam performances musicais integradas à produção, exigiram uma forte colaboração entre as equipes de áudio e transmissão. “Tivemos segmentos particularmente complexos, como a performance de Jimmy Fallon, em que a música vinha do caminhão do Lawrence e os vocais principais da produção. Essa integração só foi possível graças à flexibilidade de roteamento e controle em tempo real da Lawo”, explicou Singer.

Toda a produção foi entregue em HDR com som surround 5.1, proporcionando uma experiência imersiva para o público. “As mesas Lawo não apenas soam incríveis, mas oferecem o controle, a confiabilidade e a escalabilidade que precisamos em produções ao vivo de alta pressão como essa”, destacou Singer. “A série mc² é, em minha opinião, a melhor em termos de som entre os consoles digitais disponíveis, e seu ambiente em rede nos permite executar produções sem compromissos.”

A M3 é usuária da Lawo há anos e conta com seis mesas da marca, incluindo modelos mc²56 em suas unidades móveis e um flypack mc²56, o primeiro flypack imersivo implantado pela empresa. Segundo Singer, a confiança na Lawo vem da qualidade sonora, robustez e adaptabilidade de seus sistemas. “De grandes shows a apresentações intimistas, nossos clientes esperam sempre o mais alto padrão. Com a Lawo, conseguimos entregar exatamente isso, sempre.”

Site relacionado: https://lawo.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post Joel Singer detalha uso das mesas Lawo mc² na produção sonora do SNL50: The Homecoming Concert apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.