A Blackmagic Design anunciou que o Pioneer Two, o mais novo barco da frota da Media Pioneer Publishing AG, adotou um fluxo de trabalho da Blackmagic Design para aquisição, controle e entrega em suas instalações de produção a bordo.
O Pioneer Two é um escritório editorial flutuante e espaço para produção de eventos construído no estaleiro Lux em Mondorf am Rhein, Alemanha, com 52 metros de comprimento. Os 300 metros quadrados da embarcação acomodam até 200 pessoas, inspirados no sucesso do Pioneer One, lançado em 2020.
“O Pioneer Two é mais do que uma sala de redação; é uma plataforma para jornalismo independente, isenta de propagandas e propulsionada por nossos membros, a quem chamamos de ‘Pioneers’”, disse Kevin Jevtic, líder técnico da Media Pioneer Publishing AG. “Nosso objetivo é engajar diretamente leitores, espectadores e ouvintes por meio de discussões ao vivo, entrevistas e investigações orientadas pelo público.”
A Media Pioneer Publishing AG opera com um modelo de assinatura, no qual os membros apoiam ativamente o jornalismo e participam de eventos e reportagens. Ao colocar os membros no centro de seu modelo, o Pioneer Two promove uma ligação direta entre jornalistas e seu público, garantindo independência financeira e liberdade editorial. Para apoiar essa visão, era necessária uma solução técnica igualmente inovadora,
e a tecnologia Blackmagic Design acabou sendo a escolha como base técnica da embarcação. Toda a capacidade de produção do navio se concentra em uma galeria de controle central, que utiliza um roteador Blackmagic Videohub 80×80 12G e dois switchers de produção ao vivo ATEM 4 M/E Constellation 4K, permitindo operar os múltiplos espaços de produção do navio de maneira independente.
“Seja o salão de baile para eventos ao vivo ou a sala de reuniões atendendo à parte editorial, cada parte do navio foi projetada com a produção em mente”, explicou Jevtic.
Um fluxo de trabalho semelhante à fibra SMPTE usando Ethernet 10G facilita a produção multicâmera no salão de baile, com cinco câmeras Blackmagic Studio Camera 6K Pro emparelhadas com Blackmagic Studio Converters para fornecer transmissão de vídeo por meio da infraestrutura de rede do navio. “Cada posição de câmera pode ser operada pessoalmente, monitorada remotamente e protegida da sala de controle usando um ATEM Camera Control Panel”, acrescentou Jevtic.
Para gravação, o Pioneer Two conta com oito decks broadcast HyperDeck Studio 4K Pro com conectividade de rede FTP, oferecendo acesso direto à equipe de pós-produção a bordo. “Para projetos com prazos apertados, as gravações são feitas diretamente em unidades USB-C nas câmeras, enquanto os HyperDecks criam gravações paralelas para fins de backup”, observou Jevtic.
A Media Pioneer Publishing AG visa implementar a tecnologia SMPTE 2110 em outros contextos, tendo já utilizado os conversores IP 2110 da Blackmagic para transformar displays de sinalização padrão em componentes totalmente integrados ao sistema de vídeo do navio. “Agora estamos pensando em diferentes maneiras de usar o 2110 conforme novas tecnologias prontas para IP chegam ao mercado”, concluiu Jevtic.
A Media Pioneer Publishing AG também mantém seu compromisso com a sustentabilidade ao construir o Pioneer Two com aço verde neutro para o clima e alimentado inteiramente por energia verde.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
O post Media Pioneer Publishing AG expande capacidade editorial apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.