Quem é Ilze Scamparini, repórter especialista em papa, conclave e Vaticano

A repórter Ilze Scamparini, 66, é conhecida por sua cobertura das notícias do Vaticano desde 1999, na TV Globo. A jornalista de Araras, no interior de São Paulo, fez sua primeira reportagem na Itália em 1987 após viajar com um imigrante para fazer uma reportagem, quando começou a ser referência na cobertura do país.

Com formação católica, Ilze cobriu grandes momentos do pequeno país europeu como a morte do papa João Paulo II, a renúncia de Bento XVI, a eleição e a morte do papa Francisco.

Destaque nas redes sociais por ter “fugiu” de um abraço de William Bonner durante uma entrada ao vivo no Jornal Nacional na noite de quarta-feira (7), ela vive mais um momento histórico no conclave de 2025.

 

Ilze ingressou oficialmente na Rede Globo em 1984, após ter entrado no time do Jornal Nacional para cobrir férias de outros repórteres. Passou pelos times de política e do Globo Repórter — quando viajou pelo mundo para fazer uma série de matérias para a televisão.

Ela cobriu momentos como a morte do presidente Tancredo Neves (1985), o lançamento do Plano Cruzado (1986) e da Assembléia Constituinte (1987), e da reabertura do Caso Baumgarten (assassinado em 1985).

Além do Vaticano, ela também foi correspondente da emissora em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Quando enviada para Itália, foi escalada para cobrir o Jubileu do Ano 2000 e um pouco da vida do papa João Paulo II, mas, desde então, continuou na cidade.

Sobre a famosa vista que aparecem em suas transmissões a partir do Vaticano, ela explicou à apresentadora Sabrina Sato que aquele é o terraço de sua casa.

@eptvoficial

O encontro de milhões 🤩🤩 A Sabrina Sato conhecendo a Ilze Scamparini e o famoso terraço dela em Roma!! #Fantástico #EPTV #EntreteNews #TikTokMeFezAssistir #IlzeScamparini

♬ som original – EPTV – EPTV

Entenda como é feita a fumaça que revela a escolha de um novo papa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é Ilze Scamparini, repórter especialista em papa, conclave e Vaticano no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.