O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito o próximo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8) e escolheu o nome de “papa Leão XIV”. Trata-se do primeiro papa vindo dos Estados Unidos.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília) para anunciar que os cardeais chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Após a confirmação da decisão, o papa eleito passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, utilizada para tomar consciência da nova missão e realizar a troca de vestimentas para se apresentar com as vestes pontifícias.
Em seguida, o papa apareceu na sacada com vista para a Praça de São Pedro, onde se dirige ao público de fiéis presentes.
-
1 de 5Pessoas reagem enquanto a fumaça branca sobe da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano, visto de Roma, Itália, em 8 de maio de 2025. • REUTERS/Kevin Coombs
-
2 de 5Freiras reagem à fumaça branca que indica a eleição de um novo papa, no Vaticano, em 8 de maio de 2025. • REUTERS/Eloisa Lopez TPX
-
3 de 5Fiéis comemoram eleição do novo papa na Praça de São Pedro • Reuters
-
-
4 de 5Fumaça branca sai de chaminé após eleição de novo papa no Vaticano. • Reuters
-
5 de 5Padres se abraçam enquanto reagem à fumaça branca que sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito, no Vaticano, em 8 de maio de 2025. • REUTERS/Claudia Greco
Este conteúdo foi originalmente publicado em Robert Prevost é eleito papa e escolhe o nome de “Leão XIV” no site CNN Brasil.