
A escolha de Robert Prevost foi anunciada no começo da tarde desta quinta-feira (8) após um conclave iniciado na quarta-feira. Prevost adotou o nome Leão XIV. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, comemorou nesta quinta-feira (8) o anúncio da escolha do cardeal Robert Prevost como novo papa. Prevost escolheu o nome Leão XIV.
Papa Leão XIV faz primeira aparição pública no Vaticano
Yara Nardi/Reuters
“O anúncio que o mundo esperava finalmente aconteceu: habemus papam! Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade”, disse Alckmin em uma rede social.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) também elogiou a escolha do novo líder da Igreja Católica.
“Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário”, declarou Alcolumbre em nota.
2 dias de conclave
A escolha de Leão XIV foi anunciada no começo da tarde desta quinta-feira, após um conclave iniciado na quarta-feira. Robert Prevost é o primeiro norte-americano a ser escolhido para liderar os católicos.
Saiba quem é Robert Francis Prevost, o novo Papa Leão XIV
De perfil progressista e próximo a Francisco, o novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti. Ele abriu seu primeiro discurso falando de paz:
“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, disse o novo pontífice em seu primeiro discurso.