
Mais de duas mil cirurgias eletivas foram feitas diariamente no Paraná entre janeiro e fevereiro, de acordo com um balanço do Programa Opera Paraná, divulgado nesta quarta-feira (7). A ação busca zerar a fila de espera por procedimentos represados, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Em média, foram 85 procedimentos realizados por hora no Estado. O programa de ampliação de cirurgias eletivas foi implantado pelo Governo do Paraná em 2022.
Até agora, já foram realizados pouco mais de 687 mil procedimentos, um aumento de 107% em comparação com os últimos três anos antes do programa.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Beto Preto, as cirurgias realizadas são bem variadas.
Segundo dados da Central de Acesso a Regulação do Paraná, que reúne a demanda nos serviços sob gestão estadual, pouco mais de 65 mil pacientes têm indicação de cirurgia eletiva no Estado e aguardam pelo procedimento.
As informações da central são preliminares e os pacientes são inseridos neste sistema pelas secretarias municipais de saúde. A cirurgia é confirmada pelos prestadores dos serviços. Os municípios de gestão plena (como Curitiba) possuem sistemas próprios, e por este motivo, existem pacientes que são regulados pela própria secretaria municipal.
Reportagem: Lorena Pelanda, com AEN/PR