Programa Opera Paraná realiza duas mil cirurgias eletivas por dia

Programa Opera Paraná realiza duas mil cirurgias eletivas por dia

Mais de duas mil cirurgias eletivas foram feitas diariamente no Paraná entre janeiro e fevereiro, de acordo com um balanço do Programa Opera Paraná, divulgado nesta quarta-feira (7). A ação busca zerar a fila de espera por procedimentos represados, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Em média, foram 85 procedimentos realizados por hora no Estado. O programa de ampliação de cirurgias eletivas foi implantado pelo Governo do Paraná em 2022.

Até agora, já foram realizados pouco mais de 687 mil procedimentos, um aumento de 107% em comparação com os últimos três anos antes do programa.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Beto Preto, as cirurgias realizadas são bem variadas.

Segundo dados da Central de Acesso a Regulação do Paraná, que reúne a demanda nos serviços sob gestão estadual, pouco mais de 65 mil pacientes têm indicação de cirurgia eletiva no Estado e aguardam pelo procedimento.

As informações da central são preliminares e os pacientes são inseridos neste sistema pelas secretarias municipais de saúde. A cirurgia é confirmada pelos prestadores dos serviços. Os municípios de gestão plena (como Curitiba) possuem sistemas próprios, e por este motivo, existem pacientes que são regulados pela própria secretaria municipal.

Reportagem: Lorena Pelanda, com AEN/PR

Adicionar aos favoritos o Link permanente.