O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), defendeu em entrevista à CNN nesta quinta-feira (8) a possibilidade de uma federação entre sua sigla e o Republicanos.
Os presidentes das legendas, Baleia Rossi e Marcos Pereira, se reuniram nesta semana para tratar da possibilidade.
“Conversei com o presidente Baleia Rossi, que me passava boas notícias acerca de uma federação entre MDB e republicanos […] desejo muita sorte aos presidentes Baleia e Marcos Pereira e vou ajudar no que for preciso neste diálogo”, disse.
Para Renan Filho, a formação da federação entre União Brasil e PP “induz” legendas que estavam em “patamar parecido” de assentos no Congresso a se unirem.
“O partido que não se federar neste momento, não buscar entendimento com siglas que pensam parecido, mesmo que com uma diferença ou outra, vai ficar pequeno. E, em política, time pequeno joga em outra divisão. E o MDB não pode deixar de estar na série A, nem o Republicanos. Então, é um caminho único discutir a federação”, completou.
A federação entre União Brasil e PP, anunciada em abril, totaliza 109 deputados federais e 14 senadores.
MDB e Republicanos chegariam a 88 deputados e 15 senadores.
As federações precisam ser oficializadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seis meses antes da eleição.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem não federar fica pequeno, diz Renan Filho à CNN sobre MDB-Republicanos no site CNN Brasil.