Índices acionários chineses têm leve baixa antes de negociações comerciais

Os índices acionários da China tiveram leve baixa nesta sexta-feira (9), reduzindo os ganhos da semana, à medida que os investidores aguardavam as próximas negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

O índice SSEC, em Xangai, caiu 0,3% e o índice CSI 300 recuou 0,17%, depois de ambos terem se movimentado em faixas estreitas ao longo do dia.

O índice Hang Seng, referência de Hong Kong, fechou em alta de 0,4%, depois de oscilar entre ganhos e perdas, ficando próximo à máxima de cinco semanas.

O sentimento foi de cautela antes da conversa sobre comércio entre a China e os Estados Unidos neste fim de semana na Suíça, onde as principais autoridades econômicas e comerciais dos dois países devem tomar medidas para esfriar uma guerra tarifária que tem perturbado a economia global.

A China tem plena confiança em sua capacidade de gerenciar as questões comerciais com os EUA, disse a vice-ministra das Relações Exteriores, Hua Chunying, um dia antes do início das negociações comerciais.

Na quinta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que espera negociações substanciais entre as duas maiores economias do mundo, sinalizando que as tarifas punitivas de 145% dos EUA sobre os produtos chineses podem ser reduzidas.

“A redução das tarifas, se concretizada, seria um grande fator positivo para as ações chinesas. Entretanto, acreditamos que o processo de negociação poderá ser demorado, com altos e baixos”, disseram analistas do Morgan Stanley.

Ainda assim, o CSI 300 subiu 2% nesta semana, seu melhor desempenho desde meados de janeiro, uma vez que as medidas de estímulo de Pequim antes das negociações comerciais ofereceram algum alívio.

Enquanto isso, o Hang Seng avançou pela quarta semana em sua mais longa sequência de vitórias desde fevereiro, quando a startup chinesa DeepSeek surpreendeu os investidores e levou as ações de tecnologia a fortes ganhos.

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,56%, a 37.503 pontos.

Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,40%, a 22.867 pontos.

Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,30%, a 3.342 pontos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,17%, a 3.846 pontos.

Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,09%, a 2.577 pontos.

Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,81%, a 20.915 pontos.

Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,73%, a 3.876 pontos.

Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,48%, a 8.231 pontos.

68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com salário, diz Serasa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Índices acionários chineses têm leve baixa antes de negociações comerciais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.