CarMais – Edição da semana de 8 a 14 de maio de 2025

Luta acirrada

Carros de passeio e comerciais leves tiveram 197.030 unidades vendidas em abril deste ano no Brasil, ficando 7% acima em relação a março e 5,3% abaixo do mesmo mês de 2024. No primeiro quadrimestre, foram emplacados 714.758 veículos, com crescimento de 3,3% ante o mesmo período do ano passado. Entre os modelos, abril de 2025 teve a acirrada briga entre o hatch compacto Volkswagen Polo e a picape compacta Fiat Strada, com vantagem para o primeiro de apenas 853 unidades, com 10.932 e 10.076, respectivamente. Na terceira colocação no mês, aparece o hatch compacto Fiat Argo, com 8.444 vendas, seguido do SUV compacto Volkswagen T-Cross (8.114), do hatch compacto Hyundai HB20 (6.923), do SUV médio Toyota Corolla (6.232), do subcompacto Fiat Mobi (6.170), da picape compacta Volkswagen Saveiro (5.458), do hatch compacto Chevrolet Onix (5.416) e do SUV compacto Honda HR-V (5.259). (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima).

Liderança na caçamba

Divulgação

Entre as montadoras, abril teve a manutenção da liderança da Fiat (desde janeiro de 2021, ininterruptamente), com 42.907 unidades comercializadas e 21,7% de participação de mercado no Brasil. A marca italiana contou mais uma vez com as vendas da picape Strada, primeira colocada no ranking no acumulado do ano, com 39.373 emplacamentos ante os 32.813 do hatch Volkswagen Polo. A alemã Volkswagen ficou em segundo em abril, com 32.306 vendas e “market share” de 16,4%, à frente da norte-americana General Motors (20.520 e 10,4%), da sul-coreana Hyundai (16.615 e 8,4%), da japonesa Toyota (16.327 e 8,2%), da francesa Renault (9.716 e 4,9%) e da norte-americana Jeep (9.298 e 4,7%). A chinesa BYD, que só vende veículos eletrificados no mercado brasileiro, subiu uma posição, para a oitava, com 8.486 carros emplacados e “share” de 4,3%, rebaixando a japonesa Honda (8.298 e 4,2%) e a também japonesa Nissan (5.426 e 2,7%).

Novos ventos

Divulgação

A Renault revelou o nome de seu novo SUV: Boreal. De acordo com a marca frencesa, o Boreal será lançado inicialmente no Brasil e demais países da América Latina, alcançado depois mais de 70 mercados. Terá 4,57 metros de comprimento e 2,7 metros de entre-eixos e será equipado com o motor 1.3 turbo já utilizado pelo Duster, com 163 cavalos e 25,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automatizado de 6 marchas. “Temos três categorias de denominações de veículos, ‘de saga’, ‘ícones’ e ‘novos nomes’. Os ‘de saga’ acompanham um veículo por várias gerações, os ‘ícones’, com o tempo, ganham satus de ícones, como o Renault 4 e o Renault 5. Já terceira categoria é para os novos modelos, como o Austral, o Rafale, o Arkana ou o Kardian. O nome Boreal vem do francês, como nossa marca, e é derivado da divindade do vento Bóreas da mitologia grega. No latim, é um vento forte e transformador”, explica Sylvia dos Santos, gerente de Estratégia de Denominações para a marca Renault.

Peça por peça

Divulgação

Realizada de 22 a 26 de abril, a décima sexta edição da Automec – maior feira de autopeças, equipamentos e serviços da América Latina –, promovida no São Paulo Expo, na capital paulista, envolveu mais de 220 mil negócios para conversão em vendas para os próximos meses, com presença de 105 mil profissionais do setor e mais de 1,5 mil marcas. “Nosso principal compromisso foi reunir em um só lugar expositores capazes de apresentar produtos inovadores e com os mais avançados recursos tecnológicos. Com isso, foi possível criar novas conexões e reforçar as mais antigas. O volume expressivo de ‘leads’ confirma a Automec como o ambiente ideal para fortalecer conexões e impulsionar negócios no mercado de reposição e reparação automotiva”, comemorou Eduardo Marchetti, gerente da Automec. A próxima edição da feira está marcada para 20 a 24 de abril de 2027, também no São Paulo Expo.

Elétricos lubrificados

Divulgação

A Petronas, a petrolífera estatal da Malásia, lança no Brasil a linha de produtos Iona, desenvolvida exclusivamente para carros elétricos. O produto, que já está disponível no mercado nacional, é produzido a partir de parcerias com empresas globais com tecnologia e investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento feitos no centro de estudos da Petronas em Turim, na Itália. Os veículos 100% elétricos não utilizam lubrificantes e fluidos no motor, mas precisam – como em qualquer outro carro ­– desses produtos em outras partes, como no sistema de freios, na transmissão para as rodas, no sistema se suspensão e nos rolamentos.

Puro sangue” envolvente

Divulgação

A Aston Martin anuncia a chegada de um novo carro-chefe da linha DBX, o DBX S. Com o apelo dinâmico do DBX707 e motor aprimorado por tecnologia transferida diretamente do futuro supercarro Valhalla, o DBX S oferece uma das experiências de direção mais envolventes e responsivas da marca britânica, com mais potência, peso reduzido e design mais assertivo. No coração do novo DBX S está uma versão atualizada do motor 4.0 V8 biturbo da Aston Martin, utilizando tecnologia que incluem diâmetros de turbina do compressor maiores e outras melhorias internas, com potência aumentada em 20 cavalos, chegando a 727 cavalos. O resultado é um tempo de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e velocidade final de 310 km/h. O DBX S já está disponível para encomenda, com primeiras entregas previstas para o quarto trimestre de deste ano.

Mais tempo na garantia

Divulgação

Proprietários de modelos da marca francesa passam a contar com o Citroën FlexCare, uma gama de serviços elaborados para facilitar o dia a dia e gerar economia ao longo de sua relação com a montadora. Além da flexibilidade das revisões, tanto em questões de pagamento quanto de agendamento, o catálogo inclui a “Garantia Adicional”. Ao adquirir um dos três modelos produzidos em Porto Real (RJ) – C3, Aircross e Basalt –, o cliente conta com três anos de garantia de fábrica. Mas contratando a “Garantia Adicional” é possível optar pela prorrogação de 12 ou 24 meses, desde que o veículo esteja dentro do limite de 60 mil quilômetros rodados e dentro do prazo da garantia inicial. O novo serviço contempla motor e câmbio ou pode ser extendido para outros itens, como direção e parte elétrica. O Citroën FlexCare pode ser contratado em qualquer uma das 175 concessionárias da marca francesa no Brasil.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

Pegue grátis sua RodaRio

O conteúdo CarMais – Edição da semana de 8 a 14 de maio de 2025 aparece primeiro em Roda Rio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.