O Dia das Mães, que será comemorado no domingo (11), se aproxima e traz com ela dúvidas e ansiedade acerca de como achar o presente perfeito. Tradicionalmente celebrada no segundo domingo do mês de maio, a data pede uma escolha certeira e carinhosa para marcar o afeto nutrido pelas mães.
Achar o presente perfeito, no entanto, pode ser uma missão complicada, sobretudo quando feita de última hora. Quando a escolha é dar algo que demarca muito o estilo pessoal, como roupas e assessórios, a dificuldade aumenta.
Para simplificar a sua missão, a CNN ouviu a podcaster e mestre em têxtil e moda pela Universidade de São Paulo (USP), Marina Maués de Santa Helena, que traz dicas de como escolher uma peça que funcione para sua mãe.
A apresentadora do Estilo Possível, vencedor do prêmio Melhores Podcasts do Brasil na categoria moda em 2024, defende que uma peça-coringa não necessariamente precisa ser básica, ou apontar para um visual mais neutro. O segredo, na verdade, é respeitar o estilo de quem vai receber o presente e apostar em materiais duráveis e naturais.
“Peças-coringa também podem ser estampadas e coloridas, dependendo do tipo de coisa que você curte”, indica Santa Helena. “Nesse Dia das Mães, para presentear com peças-coringa, eu procuraria roupas duráveis, confeccionadas em materiais naturais como algodão, seda, linho ou denim.”
“Com relação à modelagem, eu buscaria linhas que complementem o corpo e o estilo da sua mãe. Por exemplo, observe se ela costuma usar peças mais soltinhas ou mais coladas ao corpo, se prefere alfaiataria ou cortes mais relaxados, prestar atenção nesses detalhes já aumenta bastante as chances de acertar no presente.”
Na conversa com a CNN, a especialista explica que peças-coringa são importantes porque podem de encaixar em diversos tipos de situação e, portanto, possuem a adaptabilidade como característica. Por trás delas existe, inclusive, um apelo sustentável, já que uma peça pode desempenhar vários papéis e, assim, reduzir a necessidade de comprar mais roupas e deixar de lado tendências como o ultra fast fashion.
“Esse tipo de roupa é aquela que se encaixa em diversos tipos de situação. Um vestido que vai do casamento daquela amiga até uma sessão de cinema, uma camisa que pode ser adaptada para ser usada na praia ou em um evento corporativo. Peças-coringa são importantes porque são adaptáveis, multiuso e permitem uma flexibilidade maior. Por isso, com elas é possível montar looks diversos e comprar menos roupas.”
Saiba o que é moda sustentável
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dia das Mães: dicas de presentes para mães de diferentes estilos no site CNN Brasil.