“Pessoa muito humilde”: pároco relembra visita de papa Leão XIV ao Rio

Eleito novo papa nesta quinta-feira (8), Robert Francis Prevost — agora Leão XIV — já esteve duas vezes na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Coreia, no Engenho Novo, na zona norte do Rio: a primeira em 2012, durante um encontro pastoral; e a segunda em 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

Após o anúncio da escolha do novo pontífice, a comunidade paroquial celebrou o início do papado com fotos e vídeos das visitas. A igreja pertence à ordem agostiniana, a mesma da qual Leão XIV faz parte.

Na época das visitas, Prevost era bispo no Peru. O período coincidiu com o início da vida sacerdotal de frei Álefe Lucas Vieira, hoje pároco da igreja. O religioso também conviveu com Leão XIV no Peru, durante sua formação religiosa.

“A missa da minha profissão religiosa foi presidida por ele. Sempre demonstrou ser uma pessoa muito próxima, humilde e que partilhava o espírito missionário com as comunidades onde atuava. Viveu muito tempo em regiões de missão no Peru, e isso o marcou profundamente”, contou o frei à CNN.

Para frei Álefe, a formação e o carisma agostiniano do novo papa devem refletir em sua condução da Igreja.

“Ele é um agostiniano por excelência. Vai trazer consigo esse carisma, que se baseia na interioridade — a busca de Deus deixada por Santo Agostinho —, na vida comunitária, no viver com os irmãos e servir à Igreja. Isso já ficou claro no primeiro discurso dele.”

O pároco também destacou a simbologia das primeiras palavras do novo pontífice ao se apresentar no balcão da Basílica de São Pedro.

“Ontem, achei muito significativo quando ele disse: ‘A paz esteja convosco’, num mundo marcado por guerras e divisão. Foi um recado claro sobre o tom do seu pontificado. Também falou sobre construir pontes e que a Igreja é para todos. Isso mostra que ele pretende seguir o legado deixado por papa Francisco.”

Robert Francis Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em 1977, na Província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Chicago, com formação em St. Louis. Fez sua primeira profissão religiosa em 2 de setembro de 1978 e emitiu os votos solenes em 29 de agosto de 1981.

Entre 2001 e 2007, atuou como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho. Em 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo, no Peru, pelo papa Francisco. Em 2023, foi chamado a Roma para assumir a missão de Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Robert Prevost esteve várias vezes no Brasil

O cardeal Robert Francis Prevost estava com viagem marcada ao Brasil antes do conclave que o transformou em papa Leão XIV, de acordo com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas o pontífice já esteve no país anteriormente.

O Santo Padre visitou o Brasil algumas vezes. Além do Rio de Janeiro, ele esteve em São Paulo, nas cidades de São José do Rio Preto, Campinas e no Santuário da Nossa Senhora de Aparecida, além de ter visitado a capital paulista e o colégio Agostiniano Mendel.

O agora papa participaria da Assembleia Geral dos Bispos de 2025, promovida pela CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Veja locais visitados pelo papa Leão XIV no Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Pessoa muito humilde”: pároco relembra visita de papa Leão XIV ao Rio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.