Haivision: entenda o funcionamento do codificador HEVC H.265 e sua importância para a compressão de vídeo

HEVC, ou H.265, é um codec de compressão de vídeo. Seu predecessor, o AVC ou H.264, foi por muito tempo o codec mais utilizado, mas, desde o seu lançamento em 2003, as resoluções de vídeo aumentaram consideravelmente. Hoje, o H.264 é considerado um método de compressão antiquado. O avanço para resoluções 4K exigiu um nível superior de eficiência na compressão, e é aí que entra o H.265, mais conhecido como HEVC (High Efficiency Video Encoding ou Codificação de Vídeo de Alta Eficiência).

O HEVC foi desenvolvido para lidar com o aumento das resoluções de vídeo, como o 4K UHD (Ultra High Definition) e o HDR (High Dynamic Range), oferecendo uma compressão significativamente melhorada. Ele permite que o vídeo seja codificado a uma taxa de bits metade da do H.264, o que significa que o HEVC é duas vezes mais eficiente. Mesmo quando comparado usando a mesma taxa de bits do H.264, o HEVC oferece uma qualidade visual visivelmente superior. Isso é especialmente importante para vídeos em 4K, que, se codificados com H.264, exigem muito espaço de armazenamento e largura de banda. O HEVC torna o streaming de vídeos 4K e HDR mais prático, oferecendo a melhor qualidade possível.

As técnicas de compressão de vídeo H.264 e HEVC analisam a repetição espacial dentro dos quadros para evitar transmitir as mesmas informações repetidamente ao longo de uma sequência de quadros. O HEVC utiliza uma abordagem mais avançada para estimativa de movimento, manuseio de resolução espacial e outros parâmetros de codificação, resultando em uma eficiência de taxa de bits até 50% maior. Embora o HEVC seja mais intensivo do ponto de vista computacional do que o H.264, os processadores modernos, como os da série Haivision Makito X4, podem facilmente codificar conteúdos HD e 4K em HEVC em tempo real, com baixa latência, possibilitando um streaming de vídeo eficiente em termos de largura de banda.

A necessidade de um codificador de hardware depende do que você deseja alcançar. Para aplicações que não exigem baixa latência, como fluxos de trabalho baseados em arquivos, os codificadores de software podem ser suficientes. No entanto, para aplicações profissionais de broadcast, como a produção de esportes ao vivo, os codificadores de hardware oferecem poder de processamento dedicado para codificar vídeos ao vivo a partir de entradas SDI, HDMI ou SMPTE ST 2110, permitindo aos broadcasters transmitir vídeos de maior qualidade com taxas de bits mais baixas e baixa latência. Alguns exemplos de uso de codificadores HEVC dedicados incluem: transmissão de vídeo ao vivo para produções de broadcast, produções remotas, entrevistas remotas ao vivo; streaming de reuniões e distribuições de conteúdo de comunicação interna em empresas; e aplicações de vídeo para inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) no setor de defesa.

O codificador de vídeo Makito X4, da Haivision, foi projetado para as aplicações mais exigentes, incluindo produção remota e contribuição para broadcast, tanto para fluxos de trabalho de produção no local quanto na nuvem. Ele pode codificar vídeos 4K UHD, vídeos HDR e multi-câmeras em tempo real, com latência tão baixa quanto 25ms. Equipado com as mais recentes tecnologias para garantir vídeos de qualidade broadcast com segurança e baixa latência, o Makito X4 é um codificador HEVC/H.265 e AVC/H.264 altamente poderoso e versátil. Ele foi projetado para entregar fluxos de vídeo ao vivo de forma segura sobre qualquer rede IP, incluindo a internet pública. Combinado com um decodificador dedicado Makito X4, os usuários conseguem garantir uma entrega de vídeo contínua e confiável, com latência ultra baixa e sincronização de múltiplas câmeras.

Para otimizar o desempenho do streaming, a Haivision desenvolveu o Secure Reliable Transport (SRT), um protocolo de transporte de vídeo de código aberto. O SRT oferece segurança de ponta a ponta e otimiza o desempenho do streaming em redes imprevisíveis. Mesmo com ferramentas de compressão como o HEVC/H.265, redes instáveis podem aumentar a latência, causar tremores e perda de pacotes, prejudicando a qualidade do vídeo na recepção. Usar o SRT ajuda a mitigar esses problemas, garantindo a entrega de vídeo com qualidade impecável e baixa latência, independentemente das condições da rede.

Ao escolher o codificador de vídeo HEVC ideal, há vários fatores a considerar, como segurança, confiabilidade, flexibilidade, latência, qualidade de imagem, extensibilidade, escalabilidade e portabilidade. Além das soluções fixas de codificação, a Haivision também oferece transmissores móveis de vídeo que suportam HEVC, proporcionando flexibilidade para a contribuição de vídeo ao vivo em redes celulares combinadas.

Site relacionado: https://www.haivision.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post Haivision: entenda o funcionamento do codificador HEVC H.265 e sua importância para a compressão de vídeo apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.