Dois meses após Oscar, Karla Sofía Gascón se pronuncia: “Sofri em silêncio”

Mais de dois meses desde que o ocorreu o Oscar 2025, a atriz Karla Sofía Gascón, 53, usou suas redes sociais para falar sobre a premiação. Ela publicou um texto com imagens da premiação neste sábado (10).

“Fizeram o impossível para que eu não estivesse lá”, escreveu. “Fizeram o impossível para que mulheres como eu não estivéssemos no mesmo nível que qualquer outra, para que não houvesse oportunidade de incomodar aqueles que nos odeiam e nos desprezam, que nos violentam e nos insultam, que nos desdenham apenas pelo fato de existirmos. Quem? Essa é uma pergunta que só o tempo responderá.”

Gascón estrelou “Emilia Pérez“, filme que foi sucesso na temporada de premiações e era um dos favoritos para o Oscar 2025, após ter sido indicado em 13 categorias para o principal prêmio do cinema.

No entanto, posts acusados de racismo e xenofobia, publicados entre 2020 e 2021, publicados pela atriz em sua conta no X ressurgiram durante a campanha de divulgação do filme. Após a repercussão, a atriz foi afastada da campanha do filme ao Oscar deste ano.

Após as polêmicas, que envolveram até falas do diretor sobre Gascón, o filme levou apenas duas das estatuetas do Oscar.

Na publicação deste sábado (10), a atriz continuou a falar sobre os acontecimentos desde que a polêmica surgiu: “Muitos caíram nas redes dos pescadores de incautos, na armadilha dos caçadores de talentos para desprestigiar. Uns por medo, outros por interesse, outros por ego, outros por inveja… outros e outras simplesmente porque não suportam o sucesso de quem querem ver na mais profunda escuridão.”

Mas lá estive, calada, sofrendo em silêncio, como se tratasse de um clássico de Alexandre Dumas, enterrada num poço de tristeza do qual só a esperança te pode tirar, observando a todos e cada um, para entender… para perdoar“, falou.

Minha consciência está muito tranquila, meu coração jamais abriga qualquer ódio contra ninguém, nem mesmo contra quem mais me fez mal nesta vida, que são as pessoas que amei, apenas decepção; quisera que todo mundo pudesse dizer o mesmo”, escreveu.

As imagens da publicação da artista mostram as concorrentes à categoria de Melhor Atriz, que Gascón disputou contra Cynthia Erivo, Demi Moore, Fernanda Torres e Mikey Madison, que foi a vencedora da noite.

Confira a publicação de Karla Sofía Gascón:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Karla Sofía Gascón (@karsiagascon)

Leia o texto traduzido em português, na íntegra:

“Fizeram o impossível para que eu não estivesse lá. Fizeram o impossível para que mulheres como eu não estivéssemos no mesmo nível que qualquer outra, para que não houvesse oportunidade de incomodar aqueles que nos odeiam e nos desprezam, que nos violentam e nos insultam, que nos desdenham apenas pelo fato de existirmos.

Quem? Essa é uma pergunta que só o tempo responderá.

Muitos caíram nas redes dos pescadores de incautos, na armadilha dos caçadores de talentos para desprestigiar.

Uns por medo, outros por interesse, outros por ego, outros por inveja… outros e outras simplesmente porque não suportam o sucesso de quem querem ver na mais profunda escuridão.

Mas lá estive, calada, sofrendo em silêncio, como se tratasse de um clássico de Alexandre Dumas, enterrada num poço de tristeza do qual só a esperança te pode tirar, observando a todos e cada um, para entender… para perdoar.

O Dr. Miguel Ruiz, em seu livro “Os Quatro Acordos”, nos animava a não fazer suposições. O que cada um interpretar é tão válido quanto qualquer outra opinião. Muito ou pouco, dependendo do ponto de vista de onde se olha ou de quem olha. Nenhum juiz ou autoridade competente testemunhou nada do que é atribuído ou afirmado.

Minha consciência está muito tranquila, meu coração jamais abriga qualquer ódio contra ninguém, nem mesmo contra quem mais me fez mal nesta vida, que são as pessoas que amei, apenas decepção; quisera que todo mundo pudesse dizer o mesmo.

Neste difícil caminho, alguém me perguntou uma vez: a quem importa se é verdade ou não?

Eu respondi: A mim importa, e isso deveria ser suficiente.

Muito amor e carinho para todas as pessoas que me apoiam de coração.

Nos vemos em breve, estarei lá, dando o máximo em cada um dos meus novos personagens, para honrar a todos e cada um dos que foram defenestrados durante tantos séculos de humanidade.”

Karla Sofía Gascón: ‘Não pedirei desculpas por algo que não sou’

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dois meses após Oscar, Karla Sofía Gascón se pronuncia: “Sofri em silêncio” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.