O dia das mães, comemorado neste domingo (11), já deve ter levado 90% das pessoas às compras neste ano, apontou uma pesquisa da fintech Koin. Os dados mostram que a maioria parcelou os produtos.
Quem deixou para decidir o presente no próprio dia ainda pode procurar, mas o fator preço é decisivo para 12,2% dos consumidores.
Além disso, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, os presentes de Dia das Mães estão 5,3% mais caros em 2025.
Referente aos gastos com presentes, 34,5% dos consumidores devem comprar ou já adquiriram itens no valor de R$ 51 e R$ 150, mostrou o levantamento da fintech.
A segunda faixa de valores gastos é de R$ 151 a R$ 200. Apenas 8% escolhem gastar acima de R$ 1 mil para presentear suas mães.
Os principais itens comprados para presentear neste dia – terceira data mais forte para o comércio digital no Brasil – são roupas e acessórios (41,1%), seguidos por produtos de beleza e cuidados pessoais (35,5%).
Maioria parcela compras
Referente à forma de pagamento nas compras, cerca de 89% das pessoas parcelaram ou irão parcelar o presente de dia das mães. Enquanto 37,1% dividem o valor em até cinco vezes, 20,8% das pessoas parcelam a compra em até duas vezes.
Quanto ao objetivo de presentear, cerca de 90% dos consumidores escolhem os itens para demonstrar sua gratidão.
Além disso, 18,8% afirmam decidir o que comprar somente na hora, enquanto 12,2% das pessoas compram exatamente aquilo que as mães pedem.
Veja os presentes mais procurados
Roupas lideram a lista de compras para o dia das mães de 2025, seguidos por produtos de beleza, segundo a pesquisa.
Outros itens favoritos são utensílios domésticos (17,8%), itens de tecnologia, como smartphones, notebooks e eletrônicos (21,8%). Já as joias somam 15,2% da intenção de compra e jantares e dias de spa, 14,2%.
Os itens menos comprados para a data são flores e, por último, livros, produtos de entretenimento e presentes personalizados.
68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com salário, diz Serasa
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dia das Mães: 90% devem presentear, diz pesquisa; maioria parcela compras no site CNN Brasil.