Morre Elias Belmiro, violonista que já fez concertos na Europa, mas vivia nas ruas de Vitória


Músico faleceu neste sábado (27), aos 56 anos, após anos de batalha contra o alcoolismo. Belmiro alcançou projeção internacional por sua interpretação da obra de Heitor Villa-Lobos. Morre o violonista Elias Belmiro aos 56 anos em Vitória, Espírito Santo.
TV Gazeta
Morreu neste sábado (27) o músico Elias Belmiro, aos 56 anos, em Vitória. O violonista deixa um filho. Conhecido por sua técnica aprimorada e já tendo realizado apresentações fora do país, atualmente, morava nas ruas da capital.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo informações de amigos, Belmiro faleceu dormindo, próximo à Rua Sete de Setembro, no Centro da cidade, a possibilidade é que tenha sido vítima de um infarto. No final da manhã, familiares estiveram no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória para fazer a liberação do corpo do músico.
O violonista enfrentou uma batalha contra o alcoolismo ao longo de anos, e chegou a se afastar da música em mais de uma ocasião. Passou por atendimentos em clínicas particulares e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vitória. Apesar dos esforços, voltou a enfrentar dificuldades e retornou às ruas por mais de uma vez, situação dos últimos meses.
Elias Belmiro foi morar nas ruas por causa do vício em álcool
Carlos Palito/TV Gazeta
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Referência no violão contemporâneo do Espírito Santo, o músico emocionou o país em 2020, quando sua história foi exibida no programa Fantástico, da TV Globo.
Em fevereiro do ano passado, retornou aos palcos com o show “Reencontro”, celebrando uma nova fase da carreira. O repertório incluiu faixas autorais de um álbum homônimo já lançado por Belmiro, repletas da linguagem do violão solo brasileiro e do choro, além de releituras de músicas clássicas.
Informações sobre o velório e o sepultamento do músico não foram divulgadas pela família.
Reconhecido internacionalmente
Um dos CDs gravados por Elias Belmiro
Reprodução/ TV Gazeta
Em sua trajetória, Elias Belmiro alcançou projeção nacional e internacional por sua interpretação da obra de Heitor Villa-Lobos. Seu currículo reuniu concertos como solista convidado na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha, além da participação no Quinteto Maurício de Oliveira, em homenagem ao também violonista Maurício de Oliveira (1925-2009).
Homenagens
Morre o violonista Elias Belmiro aos 56 anos em Vitória, Espírito Santo.
TV Gazeta
Nas redes sociais, mensagens e homenagens ao músico foram publicadas. O g1 conversou com o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), Helder Trefzger, que falou sobre a técnica apurada do trabalho de Belmiro.
“É uma tristeza. Elias era realmente um violonista profissional com uma técnica muito apurada, que permitia que ele executasse obras extremamente complexas e conseguisse um resultado muito bom. É uma tristeza, ele vai muito jovem. Agora fica a lembrança, principalmente, pelo enorme talento dele e como fez a diferença com o violão nas mãos, vamos lembrar dele por causa disso”.
Orquestra Sinfônica do ES e violonista Elias Belmiro se apresentam juntos em Vitória
O maestro falou sobre a apresentação do músico com a Oses, sob a sua regência, em dezembro de 2021, como solista convidado em um concerto de Natal.
“O concerto foi o ápice do esforço dele, uma das coisas que tinha como meta era justamente a possibilidade de tocar de novo com uma orquestra, e ele conseguiu, tocou ‘Concerto para violão e orquestra de Aranjuez’, obra-prima mundialmente conhecida. Foi muito emocionalmente para nós todos, ele mostrou realmente o quão especial era”, lembrou.
Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande se manifestou:
“Hoje, a música capixaba perdeu um grande talento, Elias Belmiro. Que sua memória e história de superação nos inspire a cada dia. Minha solidariedade aos seus familiares e amigos”, publicou.
Elias Belmiro se apresentará com Orquestra Sinfônica do ES em Vitória
Reprodução/TV Gazeta
Investigação
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado como encontro de cadáver. O corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
O procedimento foi encaminhado para ao Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), que aguarda o resultado dos exames para definir se haverá instauração de inquérito, caso seja constatada morte violenta.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.