
Com investimentos de um bilhão e meio de reais, as obras para a construção de uma fábrica da LG em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, começaram nesta semana. A primeira etapa do planejamento prevê a limpeza do terreno onde será instalada a nova planta da gigante sul-coreana. A empresa de eletroeletrônicos é reconhecida mundialmente pela fabricação de aparelhos domésticos de alta qualidade. No Paraná, a fábrica deve atuar com foco na chamada “linha branca”, que inclui refrigeradores, lavadoras, fornos e condicionadores de ar.
O governador Ratinho Junior destacou o bom momento da economia paranaense, que cresce três vezes acima da média nacional. Segundo ele, a parceria com empresas do porte da LG impulsiona o desenvolvimento do estado:
O último Censo (2022) destacou Fazenda Rio Grande como o segundo município do Brasil que teve, proporcionalmente, o maior crescimento populacional do Brasil. O número de habitantes praticamente dobrou em 12 anos, passando de 81 mil para quase 150 mil moradores. O prefeito Marco Marcondes espera que a instalação da nova indústria ofereça muitas oportunidades:
A LG chegou ao Brasil no final dos anos 90, com a primeira fábrica construída na Zona Franca de Manaus, no Amazonas. Portanto, a unidade de Fazenda Rio Grande será a segunda planta industrial da empresa em território brasileiro. Ainda não há previsão de conclusão das obras. Os investimentos pretendem melhorar o sistema de produção e afinar a estratégia de venda de produtos “premium”.
Reportagem: Angelo Sfair