Vídeo de boto ‘pescando’ peixe às margens de rio mostra estratégia de alimentação durante a seca, diz bióloga


Os botos costumam empurrar os peixes até a parte rasa do rio para depois capturá-lo sem gastar muita energia. Casal registrou momento no Rio Araguaia. Vídeo mostra boto ‘pescando’ peixe em rio
O vídeo de um boto perseguindo e pescando um peixe no Rio Araguaia chamou atenção pela sagacidade do animal. A bióloga Thais Susana Pereira, que pesquisa sobre botos do Araguaia no Tocantins, conversou com o g1 e explicou que essa pescaria na parte rasa do rio é comum entre a espécie. A ação facilita a captura do peixe, além de ser uma habilidade que ajuda na alimentação durante as secas.
“É uma das características que a gente observa no boto do Araguaia, essa adaptação que ele tem para enfrentar ambientes mais rasos. Até por conta do perído de seca e chuva, a gente costuma ver botos atravessando bancos de areia ou indo para locais rasos. O boto desenvolveu essa habilidade por conta do ambiente. O hábito alimentar dele são os peixes, então acaba que muitas vezes direcionar esses peixes para locais mais rasos facilita para que ele consiga capturar o peixe. Gasta menos energia porque ele vai tocando o peixe para lateral do barranco”, contou.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O momento foi registrado pelo casal Lucas Fagundes e Thaynara Pereira, na última quarta-feira (7), quando eles estavam escolhendo uma chácara na região do cais de Araguatins. Nas imagens é possível ver o boto bem próximo da margem do rio. Durante a ‘pesca’, o peixe até foge da água e fica durante um temo às margens do rio, mas quando retorna acaba sendo fisgado e abocanhado pelo boto.
Casal flagrou boto fisgando peixe no rio Araguaia
Lucas Fagundes
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Grupo de botos é flagrado brincando no Rio Tocantins; veja curiosidades sobre a espécie
Vídeo mostra boto perseguindo e ‘pescando’ peixe às margens do Rio Araguaia
Drone flagra boto nadando perto da usina hidrelétrica de Lajeado; veja vídeo
Entenda mais sobre os botos
Os botos são animais que vivem em média de 20 a 30 anos. Eles são encontrados na bacia do Araguaia-Tocantins, ao longo de quatro estados. A bióloga explica que um levantamento apontou que cerca de 1 mil indivíduos habitam a bacia.
“Estimativa para espécie no Tocantins é algo muito difícil, a gente ainda não tem. Como a espécie foi descrita como uma espécie distinta da espécie da amazônia em 2014, houve alguns levantamentos dessa espécie [do araguaia]. Mas a estimativa é que para a espécie como um todo na sua área de distribuição, que não se concentra só no Tocantins, havia cerca de 1 mil indivíduos. Por isso estudos de levantamento populacional são importantes para gente tentar entender quantos animais ainda existem”, disse.
Botos são vistos no rio Tocantins
Reprodução/Carlos Oliveira
O peixe já foi visto outras vezes no Tocantins e costuma encantar os banhistas que admiram o animal. Apesar disso, os botos que tanto impressionam moradores e visitantes também são ameaçados pela poluição, longos períodos de estiagem e assoreamento dos rios.
Segundo a bióloga, outra ameaças à espécie também está relacionada a perda do habitat natural, seja pela seca ou pela divisão provocada pelas hidrelétricas.
“Como já houve no passado, botos que tiveram que ser resgatados na região da Lagoa da Confusão, porque os canais em estavam muito secos, não havendo oferta de alimento. Então essa perda de habitat, reduz o ambiente desses animais. A construção de hidrelétricas, elas funcionam como barreiras para essa população e elas vão ficando isoladas, não conseguem de conectar. Há a competição com pescadores, os botos não são bem vistos pelos pesacadores por haver essa competição pelo peixe”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.