Trabalhadores de creches podem se vacinar contra coqueluche

Trabalhadores de creches podem se vacinar contra coqueluche

Os trabalhadores de berçários e creches com atendimento para crianças de até 4 anos de idade podem se vacinar gratuitamente contra a coqueluche em Curitiba.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a disponibilização em caráter excepcional ocorre devido ao aumento de casos da doença em todo o país. Anteriormente, além da vacina disponível no calendário vacinal da criança, o imunizante para adultos só era aplicado em gestantes, mulheres que tiveram filhos há 45 dias e profissionais de saúde.

Para se vacinar é preciso que o trabalhador vá até uma unidade de saúde com documento pessoal e comprovante profissional. Confira AQUI os pontos de vacinação em Curitiba.

Conforme a secretaria, no adulto, muitas vezes, a coqueluche é assintomática, podendo ser confundida com um resfriado, já que apresenta pequena alteração febril e tosse seca.

  • Leia também: Novo alerta da Defesa Civil será testado no sábado

As crianças se imunizam contra a doença com a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenzae tipo B, com três doses, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade.

O reforço é aplicado com a vacina DTP, versão do imunizante contra difteria, tétano e coqueluche, aplicada aos 15 meses e outra dose aos 4 anos.

Confira AQUI os pontos de vacinação em Curitiba.

Informações: Leonardo Gomes com SMS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.