Mapa das Facções: extensão virou guia de sobrevivência no Rio de Janeiro

Um mapa que mostra áreas de risco, dominadas pelo tráfico e pela milícia do Rio de Janeiro, foi criado pelo canal “pega a visão RJ” e tem viralizado nas redes sociais desde então. A extensão do Google Maps foi criada com o objetivo de alertar motoboys e motoristas de aplicativo sobre áreas de risco.

A ferramenta possui quase 7,5 milhões de visualizações e inicialmente era gratuita. No final de março foi feita uma modificação para que os criadores do projeto tivessem um maior controle do uso do mapa. Agora é cobrado um valor único de 10 reais para ter acesso à extensão.

Em entrevista à CNN, o criador do projeto afirmou que o projeto foi criado em 2023 e reformulado em maio de 2024. Segundo ele, o ponto de partida para a criação do projeto foi a morte de um amigo que era entregador que foi abordado por traficantes do complexo de Israel (TCP) por morar na Penha (CV).

De acordo com o gestor do canal, a edição da extensão é automática. Ele recebe informações de moradores, motoboys e motoristas de aplicativo na página do canal no X, que tem 110 mil seguidores. O Telegram e o Instagram também funcionam como parte da captura e compartilhamento de informações.

O criador da página afirmou que já recebeu ameaça de traficantes do Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigo dos Amigos (ADA), além de também ser ameaçado também por milicianos. O motivo das ameaças são as notícias e as informações compartilhadas sobre locais em que ocorreram casos de apreensão de drogas e armas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mapa das Facções: extensão virou guia de sobrevivência no Rio de Janeiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.