
Senadores do Paraná são contra o projeto de lei que aumenta o número de vagas para deputados federais. A proposta foi aprovada na Câmara Federal e passou com 270 votos a favor e 207 contra. O tema vem causando divisões entre os parlamentares.
O texto segue para o Senado e recebeu posicionamento negativo também de alguns deputados. Dezesseis deputados federais do Paraná votaram contra o projeto, e apenas nove foram favoráveis. Outros cinco parlamentares paranaenses estavam ausentes na hora da votação.
Se aprovado o Paraná ganha mais um deputado federal, saindo de 30 para 31 parlamentares no Senado. O aumento parece pequeno mas pode representar um gasto de mais de R$ 60 milhões.
O senador Sérgio Moro (União/PR) é contra aumentar o número de deputados federais, até porque que alguns estados tiveram diminuição no número populacional.
Já o senador Oriovisto Guimarães (PSDB/PR) além de ser contra o aumento, também é a favor da diminuição do número de deputados federais para muitos estados, incluindo o Paraná.
O senador Arns passou por uma cirurgia, segundo a assessoria do parlamentar, e por isso não pode manifestar sua opinião.
Os estados que têm mais do que 12 deputados federais, têm direito a 36 deputados estaduais, o que significa que o Paraná pode ganhar também se aprovada a proposta, mais um deputado estadual na Alep. Hoje são 18 deputados e o número passaria para 19.
Reportagem: Juliano Couto