
O Brasil é hoje o principal mercado de startups de educação na América Latina. Atualmente, nosso país concentra quase 70% do total de edtechs da região. Porém, o setor também enfrenta desafios. Um deles é a evasão no ensino superior, principalmente dos cursos à distância.
Eu conversei com o CEO da edtech Jacad, Rafael Pagani, e ele me disse que o mercado de educação vem crescendo em ritmo acelerado, sendo que só no ensino superior são quase 10 milhões de alunos, dos quais, cerca de 50% frequentam cursos à distância. Porém, à medida em que o mercado cresce, a evasão também aumenta. A combinação desses dois fatores está acelerando a transformação digital no setor educacional.
Com o objetivo de unir forças para integrar sistemas e oferecer uma gestão mais inteligente, personalizada e automatizada para instituições de ensino, as edtechs Jacad e CRM Educacional fizeram uma parceria.
O CEO da Jacad me contou que a edtech paranaense, com sede na cidade de Medianeira, tem 19 anos de atuação, e começou desenvolvendo sistemas para o ensino presencial. Hoje ela é especializada em Sistema de Gestão Educacional, que visa aprimorar os processos, a comunicação e o sucesso acadêmico nas instituições de ensino. Já a CRM Educacional tem como destaque seu software, que foca na captação e permanência de alunos. Dessa forma, a parceria entre as duas edtechs foi estruturada para potencializar a captação e a permanência dos alunos por meio de ferramentas avançadas de gestão.
Rafael Pagani me explicou que a aliança também tem como foco central a personalização da jornada do aluno. Isso significa que as edtechs querem garantir que cada estudante receba o suporte certo em cada etapa, da inscrição até a formatura, com processos automatizados e decisões orientadas por uma análise de dados.
Com a parceria, a Jacad pretende elevar seu faturamento, este ano, em 45%. E novas parcerias estão sendo estudadas pela edtech paranaense.
Qual o índice de evasão do ensino à distância e como a tecnologia pode ajudar a conter a fuga de alunos?
A taxa de evasão no ensino à distância varia consideravelmente dependendo do curso, mas em geral, é mais alta do que no ensino presencial. Pesquisas apontam que a evasão de alunos na rede privada é de 64% e de 46% na rede pública.
O CEO da Jacad me explicou que a tecnologia permite identificar se o aluno tem propensão a abandonar o curso e consegue reduzir a evasão para 10%. Os fatores que mais contribuem para a desistência dos estudantes são dificuldade financeira, falta de políticas públicas eficazes de permanência e desenvolvimento de metodologias de ensino mais eficazes.