
O Paraná registrou uma queda de 32% na taxa de homicídios entre janeiro e abril de 2025, em comparação com o último ano. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), divulgados nesta segunda-feira (12), foram contabilizados 335 crimes desse tipo no estado.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, afirma que o número se deve à integração de forças de segurança e ações de prevenção.
As maiores reduções de homicídio no primeiro quadrimestre do ano no Paraná foram registradas em Pinhais (100%), Medianeira (88,9%) e Santo Antônio da Platina (83,3%). De acordo com a SESP, Curitiba também apresentou queda nos números de homicídio.
Já no comparativo do ano inteiro, a queda foi de quase 30% na taxa de homicídios nos últimos 10 anos, de acordo com o Atlas da Violência 2025. Segundo o documento publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta segunda-feira (12), em 2023 foram registrados 18 homicídios a cada 100 mil habitantes.
No Brasil, a média é de 21 homicídios para a mesma proporção.
Reportagem: Brenda Niewiorowski