Quem foi Heitor dos Prazeres, enredo da Vila Isabel no Carnaval 2026

A Unidos de Vila Isabel anunciou no sábado (10) que levará para a Marquês de Sapucaí um enredo sobre Heitor dos Prazeres no Carnaval de 2026. A novidade foi divulgada durante uma roda de samba promovida pela escola na Pedra do Sal, na zona portuária do Rio de Janeiro.

“Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África” é de autoria dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad e do enredista Vinicius Natal. A dupla, inclusive, fará sua estreia na escola de Martinho da Vila após uma passagem pela Grande Rio.

“O enredo que eu, a Unidos de Vila Isabel, sonhei e vou contar a vocês celebra as memórias e os percursos de “um homem do povo”, multiartista, sambista, inventor, embaixador, sonhador de uma nova-velha África, uma África que se abraça no coração do Rio de Janeiro. Os lugares e as gentes sonhados por ele reinventam ritos e ritmos — uma África imaginada, bordada em estamparias, pintada em poemas, telas e partituras”, diz o texto divulgado pela agremiação em suas redes sociais.

Heitor dos Prazeres foi um cantor, compositor e artista plástico que conviveu com alguns dos sambistas que ajudaram a fundar as bases do gênero, como Tia Ciata, João da Baiana e Ismael Silva. É dele também a criação do nome Pequena África, região onde fica a Pedra do Sal. A área reunia africanos de várias regiões diferentes, que foram trazidos ao Brasil para serem escravizados.

Durante a reforma da região portuária para os Jogos Olímpicos de 2016, muitos achados arqueológicos deram força aos estudos sobre essa área, que reunia diferentes crenças e expressões culturais que, mais tarde, se espalharam pelo Rio de Janeiro e por todo o Brasil. O enredista Vinicius Natal, inclusive, foi um dos curadores da “Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou”, uma exposição que esteve aberta no Instituto Moreira Salles e trazia as conexões entre a região e o samba atual. Bora e Haddad, por sua vez, foram os responsáveis por uma instalação no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) sobre Heitor dos Prazeres.

No Carnaval deste ano, a Vila Isabel apresentou o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece!”, de Paulo Barros, somou 269,1 pontos e terminou a apuração na 8ª colocação. Em 2025, a escola do bairro de Noel Rosa será a segunda escola a desfilar na terça-feira de Carnaval (17 de fevereiro).

View this post on Instagram

A post shared by Unidos de Vila Isabel (@unidosdevilaisabel)

 

Veja também: Contexto do desfile foi decisivo para a vitória da Beija-Flor, diz especialista

Como surgiu o Carnaval e por que ele se tornou tão popular no Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem foi Heitor dos Prazeres, enredo da Vila Isabel no Carnaval 2026 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.