Programa Agenda + Consulta amplia horários e facilita acesso à saúde em Lages


Programa da Prefeitura leva consultas médicas ao período noturno com 70 novos médicos O Programa Agenda + Consulta já está transformando o atendimento médico em Lages. Implantado pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o programa já atendeu mais de 10 mil pessoas em pouco mais de um mês de funcionamento.
A iniciativa reduz o tempo de espera e melhora a qualidade do atendimento prestado à população via Sistema Único de Saúde (SUS).
Para viabilizar esta ampliação, foram contratados 70 novos médicos que passaram a atuar em horários diferenciados, com atendimentos de manhã, tarde e também à noite. Essa estratégia torna os serviços de saúde mais acessíveis para quem tem dificuldade de ir às unidades em horário comercial, além de organizar melhor o fluxo de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Municipal.
O programa acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lages, e conta com um médico contratado por cada área de atuação, ou seja, de dois a três profissionais por unidade. Com isso, cada médico consegue atender cerca de 30 pacientes por turno.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o retorno tem sido muito positivo, tanto por parte da população quanto das equipes de trabalho envolvidas, que destacam a possibilidade de melhor organização e eficiência nos atendimentos.
As consultas são marcadas em horários mais adequados à rotina de cada um, inclusive no período noturno, quando muitas pessoas têm mais disponibilidade para buscar atendimento. As consultas noturnas acontecem a partir das 17h e são destinadas exclusivamente para quem realizou o agendamento prévio.
Para acessar o serviço, a pessoa deve comparecer à sua Unidade de Saúde de referência, com os dados atualizados, e agendar a consulta. A equipe da unidade faz o agendamento de acordo com a prioridade e disponibilidade.
Outro ponto de destaque do programa é que, após as consultas noturnas, os pacientes já saem com exames e encaminhamentos agendados, o que evita idas desnecessárias às unidades e dá mais agilidade ao processo de diagnóstico e tratamento.
Vale ressaltar que casos de urgência e emergência continuam acontecendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O Programa Agenda + Consulta não substitui esse serviço, ele é uma alternativa eficaz para melhorar o fluxo de pacientes que precisam de consultas ambulatoriais, desafogando as filas e reduzindo o tempo de espera.
O programa também é estratégico para a melhoria da gestão em saúde pública em Lages. Com mais 70 médicos atuando em diferentes horários e unidades, a Secretaria Municipal de Saúde consegue mapear melhor a demanda da população e otimizar os serviços públicos, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo para os profissionais da área.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.