
Presidente esteve no Rio em 2015 e em 2023. Ele participou de eventos com estudantes e beijou a bandeira da Estação Primeira de Mangueira. Multidão ovaciona José Mujica na Uerj
Morto nesta terça-feira (13) aos 89 anos, o ex-presidente uruguaio José Mujica esteve no Rio mais de uma vez. Em duas ocasiões, ele foi recebido por plateias lotadas na Uerj. Em 2015, também experimentou programas típicos de carioca, comendo uma feijoada e tomando cerveja na Praça da Bandeira.
Na visita de 2015, Mujica respondeu a perguntas de estudantes da Uerj sobre alguns dos desafios do continente e do mundo na época, opinando sobre temas como redução da maioridade penal e descriminalização das drogas.
“Nós temos que pensar como espécie e não como países. E isso engloba o mundo inteiro. Os pobres da África não são da África, são do mundo inteiro. Os homens que atravessam o Mediterrâneo são nossos. Todos são nossos conterrâneos. A liberdade não se vende, se ganha fazendo algo pelos demais”, disse o ex-presidente no evento.
Durante a tarde, após este evento, Mujica almoçou no Bar do José, na esquina das ruas Barão de Ubá e Santa Amélia, na Tijuca, Zona Norte. No restaurante, foi servido feijoada, rabada com agrião, cerveja e caipirinha.
Em 2023, Mujica voltaria ao Rio para, entre outros compromissos, participar do evento “Cultura Popular, Economia Criativa e Desenvolvimento Local” no Palácio da Cidade, em Botafogo. No local, beijou a bandeira da Estação Primeira de Mangueira, que se apresentou ao final do evento.
O ex-presidente do Uruguai José Mujica almoça feijoada em um boteco da Praça da Bandeira, na região central do Rio de Janeiro, após receber homenagem da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur)
Fábio Motta/Estadão Conteúdo
Plateia lotou o anfiteatro da Uerj para ver Mujica
Reprodução / GloboNews
O ex-presidente do Uruguai José Mujica almoça em um boteco da Praça da Bandeira e bebe cerveja
Fábio Motta / Estadão Conteúdo