O Corinthians reconhece que o elenco montado desde o início da temporada passada apresenta desequilíbrios e vê a janela de transferências de julho como uma oportunidade para realizar movimentações pontuais. Um dos diagnósticos feitos internamente é que o plantel carece de jogadores de velocidade.
Fontes ouvidas pela Itatiaia relatam que a lentidão do time do Corinthians tem sido motivo de incômodo no departamento de futebol. A equipe conta com atletas que ocupam bem o meio-campo e conseguem controlar o ritmo de jogo, mas carece de alternativas de escape pelo lado do campo.
A reportagem apurou que a equipe de análise de mercado do Timão monitora opções com esse perfil e o clube estuda a contratação de um ponta para o meio do ano.
O Corinthians tem jogadores capazes de atuar pelos lados do campo, como Memphis Depay, Romero, Talles Magno e Igor Coronado, mas, ainda assim, nenhum deles tem atuado prioritariamente como ponta.
Nos tempos de Ramón Díaz, apesar das variações feitas, o Timão atuava principalmente no 4-4-2 em losango, com uma dupla de ataque. Os laterais eram os responsáveis por ocupar os corredores das beiradas.
Já Dorival Júnior tem variado entre o 4-1-4-1 e o 4-4-2 com duas linhas de quatro. O treinador vem buscando alternativas, utilizando meias ou atacantes abertos, como Bidon, Coronado e até Romero — como na vitória por 4 a 2 sobre o Internacional. Carrillo também foi utilizado aberto pela direita, função que já havia desempenhado sob o comando de Ramón.
De qualquer forma, entende-se no CT Joaquim Grava que a presença de um ponta de ofício daria mais versatilidade ao time e acrescentaria uma opção a mais para diferentes cenários de jogo.
Em julho, na abertura da janela, a ideia da cúpula corintiana é contratar jogadores sem contrato ou via empréstimo, para evitar o pagamento de taxa de transferência – como ocorreu com o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri. O clube atravessa um momento delicado financeiramente e não pretende fazer grandes investimentos, como em 2024.
O Corinthians volta a entrar em campo neste domingo (18), contra o Santos, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. O Timão se encontra na 10ª posição da Série A do Campeonato Brasileiro, com 10 pontos conquistados.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Corinthians identifica carência no elenco e traça planejamento por reforços no site CNN Brasil.