Uma das últimas homenagens públicas que o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica recebeu foi feita por marqueteiros brasileiros.
Um vídeo com frases políticas implementadas no governo dele foi exibido durante o aniversário da Frente Ampla, coalizão política da esquerda uruguaia, em 26 de março deste ano.
Veja a reação de Mujica:
Essa foi a última aparição de Mujica para a militância. De acordo com presentes no evento, o ex-presidente ficou na plateia ao lado da esposa e, já com a saúde debilitada, não fez discurso.
As imagens do evento mostram Mujica emocionado com o vídeo feito em homenagem a ele. Vídeos e fotos mostram o político em uma cadeira de rodas e com uma bengala.
A equipe de brasileiros que produziu o vídeo é a mesma que fez a campanha presidencial de Yamandú Orsi, em 2024.
Os marqueteiros ligados ao PT (Partido dos Trabalhadores) Otávio Antunes, Dione Santibanez e Carina Martins fizeram parte da equipe que conduziu a campanha que fez a esquerda retornar ao poder, depois do governo Lacalle Pou, da centro-direta. Orsi venceu no segundo turno com 49,6% dos votos.

Participação de Mujica nas eleições presidenciais
Apesar do câncer diagnosticado em 2024, Mujica participou ativamente das eleições presidenciais que levaram a vitória de Yamandú Orsi.
Em um dos comícios, Mujica fez um discurso em tom de despedida.
Durante o ato para o prefeito da segunda maior região do Uruguai, Mujica disse estar “perto de se retirar para o lugar de onde não se volta”.“Mas estou feliz porque quando meus braços acabarem, haverá milhares de braços substituindo a luta… Até sempre, eu dou meu coração”.
Nos últimos dias, os rumores sobre a piora de saúde do ex-presidente vinham aumentando no Uruguai. Nas últimas eleições departamentais no domingo (11), Mujica não foi votar. Ele também não participou em gravações de peças de campanha.
Na segunda-feira (12), a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, afirmou que ele estava em cuidados paliativos e em estágio terminal.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mujica: Marqueteiros do Brasil fizeram uma das últimas homenagens públicas no site CNN Brasil.