
Lei garante que usuários tenham acesso à ordem que ocupam na espera de procedimentos. Fila de regulação do SUS: falta de transparência e demora causam sofrimento aos pacientes
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) denunciam a demora e falta de transparência nas filas de atendimento em hospitais públicos de Teresina. Em entrevista à TV Clube nesta terça-feira (13), pacientes e familiares relataram transtornos e busca por respostas.
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A recepcionista Maria Batista, diagnosticada com lúpus, relatou que após dois anos de espera, passou por uma cirurgia de urgência para implantação de próteses de metal no quadril, por conta de fortes dores no local. No entanto, a mulher segue na fila para uma segunda cirurgia de urgência. Segundo ela, a operação não possui data marcada.
“Dei entrada na regulação em abril de 2024 e, até então estou aguardando a outra cirurgia, do lado direito do quadril”, contou.
Além da demora, a mulher também afirmou que não recebe esclarecimento sobre a sua situação na fila de espera para o procedimento. De acordo com ela, as informações que lhe são repassadas são vagas.
“Não há um esclarecimento sobre quantas pessoas estão na fila para esse tipo de cirurgia, a informação é sempre de um modo geral […] Estou há muito tempo na fila, com dor, pois não posso fazer uso de anti-inflamatórios, e todas as medicações analgésicas não aliviam minha dor”, relatou a recepcionista.
Familiares de Deyson, paciente internado no Hospital Getúlio Vargas (HGV) com diagnostico avançado de câncer no fígado, relataram que o homem precisa ser transferido com urgência para receber tratamento avançado no Hospital Universitário (HU), mas após um mês, ainda não há informações sobre quando ocorrerá a transferência.
“A fila de espera do SUS não anda, a gente já deu entrada na Defensoria Pública e fomos no Ministério Público e até agora não tive resposta. E a situação dele está piorando, ele está na cama se acabando de dor e as medicações não estão fazendo efeito”, contou a acompanhante Rhayara Amorim.
O paciente está internado no Hospital Getúlio Vargas, na espera de uma transferência para tratamento no Hospital Universitário
Andrê Nascimento/ G1 PI
A lei nº12.527 de 2011 garante que os cidadãos devem ter acesso a informações públicas, como a ordem em uma fila de espera no sistema público de saúde. O advogado Victor Bona explicou quais medidas podem ser tomadas em casos de longa espera.
“Nestes casos, principalmente quando há urgências, você pode tomar medidas como pedir informação, ou até mesmo entrar com ação judicial para uma prioridade no atendimento” , contou o advogado.
O que dizem hospitais
Em nota, o HU informou que a nova gestão está adotando estratégias para acelerar o processo de realização da cirurgia de quadril que a paciente Maria Batista está aguardando.
Em relação à Dayson, a direção do HGV afirmou que a solicitação de transferência do paciente já foi feita e ressaltou que a disponibilização da vaga depende do HU – que informou que o homem está na quinta posição para o serviço especializado de oncologia.
O HU reforçou que as vagas são disponibilizadas para a Central de Regulação, da Fundação Municipal de Saúde, a partir da alta de pacientes.
*Estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
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