O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13), em Pequim, que chegou a ligar para o presidente russo, Vladimir Putin, antes da viagem na última semana para Moscou e pediu para que ele parasse com a guerra na Ucrânia.
“Eu tive a petulância de um dia ligar para o presidente Putin e dizer: pare com essa guerra e volte para a política, porque a política tá precisando muito de mudar o debate pelo crescimento da extrema-direita radicalizada nazista no mundo inteiro”, disse Lula.
O presidente ainda disse estar feliz com o resultado das conversas sobre paz no conflito e do resultado da viagem.
“E é com muito otimismo que eu vi a proposta do Putin, que eu vi a aceitação da proposta do Putin pelo Zelensky e que o presidente Xi Jinping e eu colocamos o resultado disso numa nota e divulgamos isso parabenizando tanto a proposta do Putin, quanto a aceitação do Zelensky na possibilidade de que ele se junte em Istambul e possam conversar de verdade. Ao invés de trocar tiros, trocar palavras”, acrescentou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz que ligou para Putin e pediu pelo fim da guerra na Ucrânia no site CNN Brasil.