O dia em que Mujica motivou time da 2ª divisão com tampa de privada na mão

Os jogadores do Huracán del Paso de la Arena treinavam em uma academia quando um grupo de atletas, que estava na porta do local, viu um Fuscal azul estacionando em frente a uma pequena loja de materiais de construção do outro lado da rua.

“É o Pepe?”, questionaram.

Pouco tempo depois, confirmaram que de fato se tratava do Fusca azul de Pepe Mujica. O ano era 2012, e Mujica, então presidente do Uruguai, deixava a loja de materiais com uma tampa de privada na mão.

Um dos jogadores do Huracán se aproximou de Mujica e perguntou se ele poderia dar umas palavras de motivação ao elenco, que disputaria contra o Progreso o playoff de ascenso para a primeira divisão do futebol uruguaio.

Vestido de calça esportiva e alpargatas, e com sua cachorra Manuela esperando no Fusca, Mujica reuniu os atletas na academia e apelou às origens “humildes” da instituição e sua “luta para seguir em frente”, conforme contou ao diário El Observador o técnico do Huracán, Carlos Rodao.

“Há vezes em que o espírito humano pode mais que qualquer feito econômico”, disse Pepe Mujica, sob o olhar atento dos jogadores.

Apesar de ser torcedor do Cerro, o presidente do país ainda prometeu que, em caso de classificação do Huracán à primeira divisão, estaria no churrasco de comemoração do ascenso.

Mujica ganhou uma salva de palmas do elenco e então voltou ao seu Fusca para voltar à sua casa. Afinal, precisava instalar a tampa da privada.

A cena, surreal se pensada no contexto de outros países, marcou os jogadores e a comissão técnica do Huracán. Mas as palavras de motivação do líder político não foram suficientes para o acesso da equipe.

Na final do playoff contra o Progreso, a equipe de Paso de la Arena, que havia perdido na ida por 3 a 1, venceu por 2 a 0 o jogo de volta e levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, porém, viu o goleiro Jorge Rodríguez, do Progreso, defender três cobranças e classificar o clube de Montevidéu à elite do futebol uruguaio.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O dia em que Mujica motivou time da 2ª divisão com tampa de privada na mão no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.