
O Paraná é um dos estados onde a Polícia Federal cumpre mandados contra uma organização criminosa especializada em fraudar contas digitais vinculadas à plataforma GOV.BR. A Operação ‘Face Off’ teve início nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (13).
Além do Paraná, são cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba e Tocantins. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Brasília.
De acordo com as investigações, os criminosos utilizavam técnicas avançadas de modificação facial para burlar os sistemas de autenticação biométrica, garantindo acesso indevido às contas de suas vítimas.
A descoberta da fraude na plataforma acende um alerta no governo, já que o aplicativo é utilizado para autenticar diferentes operações oferecidas pelo serviço público, como autenticação de documentos e a declaração do Imposto de Renda. Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.
Informação: Marlon Santiago