Homem acusado de roubar botijão de gás é torturado por tribunal do crime; agressões filmaram ação


O Profissão Repórter foi ao interior de São Paulo, no município de Guatapará, de apenas oito mil habitantes, para contar a história de um episódio de violência cometido pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). VÍDEO: acusado de roubo é torturado por tribunal do crime
O Profissão Repórter foi ao interior de São Paulo, no município de Guatapará, de apenas oito mil habitantes, para contar a história de um episódio de violência cometido pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). Membros da facção sequestraram e torturaram um jovem suspeito de praticar pequenos furtos em uma região rural.
A vítima foi levada até uma fazenda, onde foi submetida ao chamado “tribunal do crime” da facção. Em vídeos gravados pelos próprios agressores, o jovem aparece machucado, confessando ter furtado fios elétricos e botijões de gás em um bairro chamado Mombuca. As imagens mostram os agressores o insultando e o forçando a admitir os crimes. Veja no vídeo acima.
“Você gosta de roubar? Vai roubar mais na Mombuca?”, questiona um homem, enquanto exibe as marcas de espancamento no corpo do jovem.
Segundo a investigação da Polícia Civil, o jovem foi abordado por cinco homens e forçado a entrar em um carro sob ameaça de morte. Durante o trajeto, um dos agressores fez uma ligação e afirmou que mataria a vítima. Do outro lado da linha, a ordem foi clara: “era apenas para dar um pau” e o homem não deveria desrespeitar “a ordem dos irmãos”.
Tribunal do crime tortura homem acusado de roubar fios e botijão de gás
Reprodução/TV Globo
Família tem medo
Dois anos após o crime, familiares da vítima ainda vivem com medo. A equipe do Profissão Repórter foi até a casa onde o jovem morava, mas foi recebida por sua ex-companheira, que pediu para não ser identificada. Ela contou que ele deixou a cidade por temer represálias.
“Ele não mora mais aqui. Ficou com sequela na coluna de tanto apanhar. Eu que fui buscar ele. Não queria que meu filho visse ele daquele jeito”, relatou.
Ex-companheira conta que homem deixou a cidade após ser torturado por tribunal do crime
Reprodução/TV Globo
Condenações
Quatro homens foram condenados por tortura mediante sequestro. Apesar de recorrerem da decisão, a condenação foi mantida em segunda instância. O juiz responsável pelo caso classificou o episódio como um “autêntico tribunal clandestino”.
A reportagem não conseguiu localizar o homem torturado.
Homem é sequestrado e torturado pelo tribunal do crime
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa no vídeo abaixo:
=Confira as últimas reportagens do Profissão Repórte=
Adicionar aos favoritos o Link permanente.